Alagoas
25.09.2025A Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc) promoveu, nesta quarta-feira (24), no auditório do Centro de Formação Dr. Ib Gatto Falcão (Cenfor), uma reunião de alinhamento com todas as Gerências Especiais de Educação (GEEs). O objetivo: fortalecer as ações pedagógicas da Rede Estadual na preparação para a aplicação da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que acontece em todo o país entre 20 e 31 de outubro.
A avaliação promoverá um diagnóstico da Educação brasileira a partir de testes de proficiência com estudantes da Educação Básica. A secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, abriu o encontro reforçando a importância da união das equipes regionais neste momento decisivo.
“Estamos diante de uma grande força-tarefa. Precisamos garantir a participação dos nossos estudantes, engajar professores e envolver toda a comunidade escolar. O Saeb é uma oportunidade não apenas de mostrar os avanços da Educação em Alagoas, mas também de valorizar o trabalho de cada servidor da Rede Estadual. Mais do que números, queremos que o resultado reflita o compromisso de todos com a Educação Pública de qualidade”, destacou.
Ela ressaltou que o Estado tem avançado de forma gradual e consistente nos indicadores educacionais e que o esforço coletivo é fundamental para manter e ampliar esse crescimento.
“É preciso subir um degrau de cada vez, garantindo consistência e evitando retrocessos. A dedicação de cada regional e de cada escola será determinante para que Alagoas continue sendo reconhecida nacionalmente pelos seus avanços”, completou Roseane.
Programação do encontro
O evento foi dividido em dois momentos. No turno da manhã, os participantes tiveram um momento formativo coletivo, com a troca de experiências entre os núcleos e a construção de estratégias conjuntas. À tarde, cada gerência recebeu orientações específicas de acordo com a realidade local, favorecendo um planejamento mais direcionado para as necessidades de cada região.
O Gerente Especial de Formação Continuada, Diego Januário, enfatizou o caráter prático da reunião, incentivando os gestores a desenvolverem atividades criativas que possam ser aplicadas nas escolas.
“Esse é um momento de mão na massa. Queremos estimular a criação de ferramentas que engajem os alunos, como quizz, jogos de tabuleiro e ambientes gamificados. A ideia é que cada gerente leve protótipos de experiências adaptáveis às diferentes realidades escolares, fortalecendo o processo de mobilização para o Saeb”, explicou.
Para o titular da 7ª Gerência Especial de Educação, George Sena, o encontro representa um marco no processo de mobilização coletiva. “Estamos em uma fase de agregação de valores e de fortalecimento das nossas equipes. Essa mobilização para o Saeb é fundamental porque precisamos estar juntos com os nossos estudantes, professores e gestores. Com formação, dedicação e engajamento, teremos condições de alcançar bons resultados tanto na permanência escolar quanto na aprendizagem dos alunos”, afirmou.
União pela educação
Durante a reunião, a Seduc reforçou a importância de estratégias que assegurem a participação de pelo menos 80% dos alunos nas avaliações, condição necessária para validação dos resultados. Também foi destacado que a adesão integral das escolas é essencial para evitar distorções nas médias do Estado.
A secretária Roseane lembrou ainda que a superação dos desafios recentes da Educação exige perseverança e cooperação. “A pandemia trouxe perdas significativas, mas também nos ensinou a ser mais resilientes e criativos. Hoje, mais do que nunca, precisamos motivar nossos estudantes, oferecer condições de participação e envolver toda a comunidade escolar nesse esforço. É assim que construiremos os resultados que Alagoas merece”, reforçou.
Prova Saeb
Realizado desde 1990, o Saeb é uma avaliação em larga escala que oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais, permitindo que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país.
A avaliação, portanto, reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes avaliados. Esses graus estão descritos e organizados, de modo crescente, em Escalas de Proficiência de Língua Portuguesa e de Matemática para cada uma das etapas avaliadas.
Os resultados de aprendizagem dos estudantes, apurados no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o cálculo que resulta no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
Yasmin Henrique / Ascom Seduc/ Foto: Ascom Seduc