Mato Grosso
30.07.2025Rui Matos | Seduc-MT
A sexta etapa do movimento "Giro pelas escolas MT", da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), chega à Diretoria Regional de Educação (DRE) do Polo Pontes e Lacerda, nesta quinta-feira (31.7), e prossegue até sexta-feira, 1º de agosto.
A iniciativa busca visitar as 13 DREs da Seduc, em 2025, para dialogar com gestores escolares, coordenadores pedagógicos e professores sobre o ano letivo e também sobre o Saeb 2025 - Sistema de Avaliação da Educação Básica, que na região de Pontes e Lacerda terá a participação de cerca de 1.500 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio.
No primeiro dia de trabalho, o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, participa, às 08h30, na sede da Diretoria Regional de Educação (DRE), reunião de trabalho com secretários municipais de Educação das cidades que compõem o polo: Campos de Júlio, Comodoro, Conquista D'Oeste, Figueirópolis D'Oeste, Jauru, Nova Lacerda, Pontes e Lacerda, Rondolândia, Vale de São Domingos e Vila Bela da Santíssima Trindade.
“Além de ouvir demandas, vamos estreitar ainda mais a parceria da Seduc com os municípios por meio do Regime de Colaboração. Temas como o projeto Muxirum, avanços na alfabetização e transporte escolar, por exemplo, estarão em pauta”, adianta o secretário, lembrando que no período da tarde visitará as escolas estaduais Deputado Dormevil Faria e Mario Spinelli.
Na manhã do dia 1º de agosto, após reunião com a equipe da Diretoria Regional, a equipe de trabalho da Seduc tem compromisso agendado nas escolas estaduais São José e a EEM Tiradentes 1º Ten PM Carlos Henrique Paschoiotto Scheifer. Depois do almoço, a agenda termina na DRE com mais uma conversa com diretores escolares das 10 cidades do polo e coordenadores pedagógicos do município sede.
O secretário reforça que o objetivo é ouvir não apenas as demandas, mas também os desafios enfrentados nas escolas, criando um espaço de troca de experiências e sugestões. Para ele, a colaboração entre a rede estadual e as redes municipais também é essencial para otimizar recursos, compartilhar experiências e garantir uma educação de qualidade para todos os estudantes.
“Desta forma, incentivamos a participação da comunidade escolar nas ações educativas da Diretoria Regional de Pontes e Lacerda, que hoje conta com 5.370 estudantes matriculados no Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos”, concluiu Alan Porto.
O Giro Pelas Escolas já foi realizado nos polos regionais de Tangará da Serra, Rondonópolis, Confresa, Alta Floresta e Juína. Os próximos polos serão Sinop, Matupá, Barra do Garças, Diamantino, Primavera do Leste, Cáceres e a Direção Metropolitana de Educação.
Rui Matos | Seduc-MT