Seduc AL efetua mais de 90 matrículas nas grotas de Maceió

Alagoas

26.03.2018

Texto de Tais Albino

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) garantiu nesse sábado (24), por meio de buscas ativa, matrículas de crianças, jovens e adultos na rede estadual de ensino aos moradores da Grota do Canaã, em Maceió. Com o apoio da liderança comunitária e do Conselho Tutelar, moradores compareceram em peso. As matrículas foram efetuadas nas escolas estaduais Josefa da Conceição e Guilhermino de Oliveira. 

Com essa ação, agora a Seduc já garantiu a volta à escola para mais de 90 moradores das grotas do Canaã e ainda Senhor do Bonfim/Macaxeira e do Pau D’Arco I.

A iniciativa integra o programa do Governo de Alagoas “Vida Nova nas Grotas” com as diretrizes do programa “Escola 10". Além da retomada dos estudos, a Seduc levou brinquedos, contaçao de histórias e outras atrações para crianças.

“Estamos interagindo mais de perto com pessoas, entendendo suas necessidades e o porquê pararam de estudar. Vamos ampliar as ações para outros bairros com novas propostas, como oferta de supletivo e cursos profissionalizantes, por exemplo”, explica a secretária executiva do Estado da Educação, Laura Souza.

Moradores felizes com oportunidade

O casal Larissa Custódio, 19, e André Barreto, 22, não perdeu a chance. Com uma criança de apenas nove meses, eles pensam em contribuir com um futuro melhor para o filho, investindo na educação. Eles vão cursar o mesmo período na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

"Vim acompanhar minha esposa e todos da equipe me incentivaram a estudar. Poderei proporcionar um futuro melhor para meu filho", aposta.

Dona Amélia da Silva, 64 anos, estava preparando o almoço e não pode ir até a tenda, montada na entrada da grota, mas a equipe da Seduc não teve dúvidas e foi até a casa dela. “Estou emocionada em voltar a estudar, agora só saio com o meu diploma. Estou feliz", relatou emocionada.

Toda a ação foi acompanhada de perto pelo estudante Caio Silva, da Escola Estadual de Edmilson Pontes, no bairro do Farol. Ele criou a página no Facebook "CanaãWeb" para dar visibilidade as necessidades da comunidade.

"Várias melhorias foram alcançados depois da página. Vim cobrir essa ação porque, particularmente, me sinto muito triste em ver pessoas sem estudar. Então, achei a iniciativa ótima, afirma.