Piaui
18.09.2025Estudantes da rede estadual subiram ao palco do Theatro 4 de Setembro, em Teresina, nesta quarta-feira (17), para apresentar o documentário do 2º episódio do projeto Cultura em Série. A iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com o Conselho Estadual de Cultura, valoriza a cultura nas escolas públicas e incentiva a produção artística dos alunos.
Os 18 estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Monsenhor Raimundo Nonato Melo, zona Leste de Teresina, encenaram a peça “A Batalha do Jenipapo: As Vozes da Revolução”, escrita e dirigida por Franklin Pires, e compartilharam no documentário os bastidores de meses de ensaio e preparação. Para muitos deles, foi a primeira experiência com o teatro e, mais do que um projeto escolar, tornou-se uma jornada de autodescoberta.
O estudante Marcus Nunes interpretou Manoel Futrica e não escondeu a emoção. “Queria viver tudo de novo, ensaios, preparação. Viver o Cultura em Série foi uma experiência incrível, aprendi mais sobre a história do nosso estado e me mostrou um novo caminho. Um sonho distante de estar em uma peça de teatro, que pude viver de forma linda”, disse.
Já Islane Vitória Soares ressaltou que a arte ajudou a desenvolver habilidades que levará para a vida. “Foi um aprendizado imenso, principalmente sobre o Piauí, que nos deu mais pertencimento sobre a nossa história. Além disso, nos abriu os olhos para outras oportunidades que antes não imaginávamos que fossem possíveis”, afirmou.
Cultura como parte da Educação Integral
O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, acompanhou a apresentação e destacou que o Cultura em Série é mais uma ação que integra a política de universalização das Escolas de Tempo Integral.
“Estamos vivendo uma verdadeira revolução na educação do Piauí. Com a universalização do Tempo Integral, conseguimos ampliar o espaço para cultura e esporte dentro das escolas. O Cultura em Série se soma a outras iniciativas como Cinema na Escola, Clube de Leitura, Concurso de Artes, Festival de Música, bandas de fanfarra, feiras literárias e a nossa Escola de Teatro. E em breve teremos a Escola de Cinema, com a revitalização do Cine Rex. A cultura ajuda a reconhecer talentos, fortalecer habilidades sociais e despertar pertencimento. Essa é a formação integral que queremos para os nossos estudantes”, afirmou.
Dança, teatro e música
O projeto "Cultura em Série" se consolida como uma iniciativa que, além de valorizar a memória piauiense, promove a integração entre arte, educação e memória, destacando o talento e o protagonismo da juventude do estado.
Em maio, estudantes do CETI Lucídio Portela protagonizaram o filme Dança na Escola, um registro das atividades do projeto, no qual a dança foi fio condutor para as descobertas de 10 alunos, orientados pelas coreógrafas do Balé Folclórico do Piauí, Andreia Barreto e Samara Rocha, sobre o espetáculo Piauiês.
A próxima linguagem artística a ser abordada pela iniciativa será a música, com a participação de estudantes do CETI Moacir Madeira Campos, localizado no bairro Saci, zona sul de Teresina.
O projeto, que tem o apoio da Lei Paulo Gustavo, é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a Secretaria da Cultura (Secult) e o Conselho Estadual de Cultura, e tem como objetivo transformar o ambiente escolar em um espaço de expressão artística.