Secretaria aposta em aulões temáticos em preparação para o Enem

Alagoas

10.11.2021

Com a proximidade do Enem, que acontece nos próximos dias 21 e 28 de novembro, o governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), tem apostado em aulas diferenciadas para preparação para o exame que é um dos mais importantes do calendário nacional. Os estudantes das Escolas Estaduais Moreira e Silva e Princesa Isabel, por exemplo, receberam um aulão todo especial com direito a participação da banda Rock Rupestre. 

A banda, composta por professores e educadores da rede pública do estado, apresenta os conteúdos de forma descontraída, usando de clássicos do Rock nacional para transmitir o conhecimento aos estudantes. O projeto, que fez da banda atração dos aulões descontraídos, começou há cerca de 5 anos e faz sucesso para os vestibulandos.

O professor de Geografia e vocalista da banda, Melquiades Souza, explica que a expectativa é grande entre os alunos para os aulões pré-Enem justamente pela união do estudo com a descontração proporcionada pelos professores músicos.

“Essa iniciativa é um grande sucesso porque ajuda muito no desenvolvimento dos nossos alunos. Ela diminui a ansiedade da prova, num contexto em que muitos vestibulandos se sentem pressionados, achando que não vão conseguir passar no Enem, já que são muitos assuntos. O formato mais dinâmico faz com que eles fiquem leves para aprender e absorvam melhor as informações”, relata  Prof. Melquiades.

A junção entre a tensão com a proximidade do vestibular e o desgaste trazido pelo acúmulo de estudos, pode ser um obstáculo nessa reta final, por isso, o aulão surge como uma importante solução alternativa. 

“Ele tira a tensão do pré-enem e faz com que a gente fique mais tranquilo para fazer a prova. Eu mesma só consigo aprender de uma forma mais dinâmica e essa iniciativa faz com que os assuntos fiquem mais práticos e divertidos. O apoio da escola está sendo fundamental, eles buscaram reorganizar tudo com essa volta às aulas e deixar a gente confiante para participar do Enem”, contou a vestibulanda Mayara Silva, que sonha cursar História em uma universidade pública.

Um cronograma com conteúdos diferenciados será ofertado aos alunos por meio de aulões até o próximo dia 19 de novembro, às vésperas da aplicação do Exame, beneficiando centenas de alunos da rede pública estadual.