Educação avança com processo de escolha de gestores escolares

Alagoas

05.12.2023

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) avança com o processo de escolha dos Gestores de Unidades de Ensino da Rede Pública Estadual para o biênio 2024/2025. Coordenada pela Superintendência da Rede Estadual de Ensino (Sure), o processo é dividido em três etapas: curso de formação inicial; entrevistas, estudos de caso e entrega de documentação; e inscrição e composição de chapa para as unidades que passarão por consulta pública. 

 

A segunda etapa segue até esta terça-feira (5). O curso para emissão do certificado que concede ao servidor o direito de integrar o Banco de Gestores de Unidade de Ensino da Rede Estadual terminou no último dia 30 de novembro. A lista nominal dos cursistas aprovados está disponível no endereço eletrônico http://www.educacao.al.gov.br/avisos/3476-resultado-do-curso-de-formacao-formage-para-pretensos-gestores-escolares.

PRÓXIMAS FASES

Agora, as equipes das 13 Gerências Especiais de Educação (GEEs) recepcionam, simultaneamente, a documentação dos pré-candidatos. Nestes locais, também acontecem as entrevistas e a apresentação dos estudos de caso, que devem ser respondidos pelos professores.

Já o processo de inscrição on-line tem início nesta quarta-feira (6), enquanto a homologação das chapas acontece no dia seguinte. A consulta pública, por sua vez, está marcada para o próximo dia 18 deste mês de dezembro, mobilizando, inclusive, profissionais de escolas que compõem o Programa Alagoano de Ensino Integral (Palei).

As unidades de ensino prisionais, os centros socioeducativos, os centros de suporte às atividades didático-pedagógicas e os centros de educação especial, além dos institutos, também passarão pelas etapas descritas, exceto a consulta pública.

Nas unidades de ensino indígenas, os candidatos devem apresentar carta de anuência da liderança da comunidade indígena à qual pertence a escola em que pretende ser gestor. Já a liderança indígena precisa fornecer a referida carta de anuência a pelo menos três professores que pretendem ser candidatos a Gestor ou Gestor Adjunto de Unidade de Ensino Indígena. 

Caso não haja os três interessados, a Comissão Eleitoral Escolar deve informar o fato à Comissão Intermediária, por meio de ata de reunião com os professores em exercício naquela comunidade escolar.

Conforme o edital, o resultado final deve ser publicado no Diário Oficial do Estado a partir do dia 2 de janeiro de 2024.

Manuella Nobre / Ascom Seduc