Seduc-CE oferece apoio e transporte a estudantes da rede pública estadual que fazem o Enem

Portal

04.11.2019

Além de preparar os estudantes da rede pública estadual para que possam fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com segurança e perspectiva de ingresso no ensino superior, a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc-CE) assume o compromisso de garantir meios para que os alunos compareçam nos dois dias de provas, com apoio logístico e transporte aos locais de avaliação. A ação é chamada de #Enemvoudoisdias.

Do total de inscritos na capital, 17 mil receberam, na própria carteira de estudante, créditos para pagar as passagens de ônibus nos dois dias de prova. Outros 7.056, por não possuírem o documento, utilizam o “Passcard Enem”, um cartão entregue pela Seduc, nas escolas, que permite o deslocamento nas datas do Exame.

Alunos dos municípios de Caucaia, Maracanaú, Maranguape, Itaitinga, Eusébio e Aquiraz, pertencentes à Região Metropolitana de Fortaleza, que fazem o Exame em outra cidade, também contam com o benefício. No interior, a Seduc destaca a parceria com as Secretarias Municipais de Educação para o transporte dos inscritos nos dois dias.

Além disso, a Seduc estruturou uma série de procedimentos de suporte para os estudantes da rede pública estadual. São 79 tendas de apoio espalhadas em pontos estratégicos de todas as Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede), no Interior, e Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor), incluindo seis terminais de ônibus, com a distribuição de canetas, água e frutas aos alunos.

Trajetória

A campanha #Enemvoudoisdias faz parte de um amplo projeto, que compreende várias etapas, denominado "Enem Chego Junto, Chego Bem". A iniciativa é realizada com o apoio de gestores, professores e comunidade escolar. Ao longo de cada série do Ensino Médio (1ª a 3ª), são desenvolvidas ações pedagógicas para o fortalecimento da preparação de educadores e alunos, no dia a dia, na sala de aula, em todas as disciplinas do currículo. O objetivo é mobilizar, motivar e preparar os alunos da rede pública estadual para a realização Exame.

Na 3ª série do ensino médio, o projeto ocorre durante todo o ano letivo em sete etapas:

(1) Documentação - garantir que os alunos da 3ª série do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) possuam os documentos (RG e CPF);

(2) Isenção de taxa – obter isenção da taxa de inscrição para 100% dos alunos da rede;

(3) Inscrição – assegurar 100% dos alunos de 3ª série e EJA do ensino médio inscritos no Enem;

(4) Motivação – promover ações de incentivo e de fortalecimento da autoestima dos estudantes;

(5) Preparação – propiciar ações pedagógicas para desenvolver as habilidades dos estudantes;

(6) #enemvou2dias - incentivar a participação dos inscritos no Exame garantindo transporte e oferecendo pontos de apoio nos dias das provas;

(7) Ingresso – orientar para o acesso ao ensino superior.


Assessoria de Comunicação da Seduc