Secretaria debate pautas com conselheira nacional em prol das políticas públicas para educação especial

Alagoas

25.03.2024

Profissionais da Educação de todo o estado, estiveram na quinta-feira (21) no Centro de Inovação, em Jaraguá, para discutir a Educação Especial. A ação faz parte do primeiro “CEE em Articulação”, iniciativa do Conselho Estadual de Educação de Alagoas que trouxe como convidada Suely Menezes, conselheira do Conselho Nacional de Educação.

A conselheira ministrou a palestra “Discutindo a Política Nacional de Educação Especial” que abordou como pontos principais dos Pareceres Orientadores 50/2023, que propõe indicações sobre o atendimento de estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA); e 51/2023, que trata de orientações específicas para o público da Educação Especial: Atendimento dos Estudantes com Altas Habilidades/Superdotação, os quais ainda aguardam homologação, além de abordar sobre aprendizagem ao longo da vida, voltada à Educação de Jovens e Adultos.

 

“É um prazer estarmos aqui, reunidos com os educadores desta terra, dos municípios, do Estado, de escolas especiais como a Pestalozzi, com interesse em conhecer as questões principais que envolvem a Educação Especial. Penso que a gente precisa compartilhar com a sociedade, envolvendo a sociedade alagoana nestas discussões”, considera Suely.

 

 

Para a superintendente de Desenvolvimento da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e Políticas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Fabiana Dias, o debate fortalece as práticas locais.

“Gostaríamos de parabenizar a iniciativa e dizer que é muito bom ver tantos profissionais reunidos, debatendo, trocando experiências e, consequentemente, fortalecendo as ações propostas para a Educação Especial em nosso estado”, reconhece.

 

 

 

De acordo com dados da Gerência da Educação Especial da Seduc, a Rede Estadual conta hoje com mais de quatro mil estudantes matriculados, distribuídos entre três centros especiais e 309 escolas.

 

Além da Seduc e CEE, participaram do evento entidades como a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); a União Nacional dos Conselhos Municipais da Educação (UNCME); Universidade Federal de Alagoas (UFAL), entre outros.

Manuella Nobre / Ascom Seduc