Educação dialoga com Dirigentes Municipais sobre temas em conjunto entres as redes de ensino

Sergipe

11.11.2021

Explanando sobre o diagnóstico educacional dos municípios sergipanos, o secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, participou nesta quinta-feira, 11, do II Fórum Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação, organizado pela Undime Sergipe. A programação contou ainda com outras representantes da Educação Estadual, como a diretora da Assessoria de Colaboração e Assistência aos Municípios (Ascam), Andrea Lima Dantas, e da coordenadora estadual do Censo Escolar, Jucileide Aragão. O evento tem como objetivo subsidiar os dirigentes municipais e suas equipes técnicas no grande desafio de recompor a aprendizagem dos estudantes sergipanos cerceada no período pandêmico.

O secretário Josué Modesto iniciou sua fala parabenizando a Undime pelo evento. “Quero cumprimentar a nossa colega Quitéria Barros por essa iniciativa, por manter a chama acesa das nossas preocupações, nossas dificuldades e desse espírito de compartilhar informações, experiências que já foram consolidadas”, frisou. Em seguida, o gestor estadual explanou sobre o levantamento de dados já disponíveis, mas que foram estruturados em um formato a fim de ser apropriado pelos dirigentes e suas equipes. O material foi organizado pela Associação Bem Comum, instituição que apoia Sergipe e os municípios sergipanos na implementação do programa Alfabetizar pra Valer.

“Esse instrumental compila os principais dados do contexto educacional de cada rede de ensino de Sergipe, como por exemplo o número de matrículas, taxas de rendimento e movimento, resultados em avaliações externas de desempenho acadêmico, permitindo que os gestores tenham acesso a informações precisas e organizadas sobre o contexto educacional do seu respectivo município; facilitando a gestão dos dados educacionais de cada rede; possibilitando a realização de um monitoramento de indicadores focado; e servindo de subsídio para a construção de estratégias bem direcionadas e para uma tomada de decisão mais assertiva”, declarou Modesto. 

O diagnóstico será disponibilizado para todos os municípios, cujos dados foram estruturados a partir dos Indicadores de Contexto do IBGE; Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) de 2016; Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb); Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb); e Fluência em Leitura (Edição 2019). “Façamos um bom uso deste material e sigamos trabalhando juntos para o fortalecimento da aprendizagem das crianças sergipanas”, disse o secretário Josué Modesto.

Consolidação das parcerias e análise dos indicadores foram alguns pontos tratados pela presidente da Undime Sergipe e secretária municipal de Educação de São Cristóvão, professora Quitéria Barros, durante o evento. Para ela, a gestão precisa ser feita de olho nos indicadores educacionais. “Se não envolvermos os coletivos escolares, a comunidade, nunca conseguiremos criar parcerias para crescer. Precisamos fazer juntos. Dialogando com os professores, com pais de alunos, saímos do Ideb de 3,8 de 2017 para 5,0 em 2019. Se é possível fazer em São Cristóvão é possível fazer em outros municípios sergipanos, com humildade para crescer juntos e aprender, trocar experiências de saberes, ampliar o tempo de estudo do aluno. Não se trata de recuperar, trata-se de recompor e oferecer o que não se ofereceu em dois anos de pandemia”.

Na ocasião, a diretora da Ascam, professora Andrea Dantas, apresentou a proposta de formação sobre o regime de colaboração para secretários municipais de educação, equipes municipais e regionais, a qual será ofertada pela Seduc em parceria com a Lyceum Consultoria Educacional. O curso terá certificação de 40h. “O objetivo é qualificar o trabalho de cooperação entre o estado e os municípios com foco na alfabetização, o qual está estruturado em 10 módulos, com duração de quatro horas cada, ocorrendo de forma remota, por meio de videoconferência”, explicou a gestora, informando que o início das atividades formativas está programado para o dia 3 de fevereiro de 2022. 

A programação teve continuidade com a participação da coordenadora estadual do Censo Escolar, professora Jucileide Aragão, que falou sobre o Censo na Educação Básica. Em seguida, ainda pela manhã, o currículo prioritário foi tema da palestra proferida pela professora Maria Regina dos Passos. Já no período da tarde, ela prosseguiu sua participação no Fórum, tratando sobre competências socioemocionais. O dia de trabalhos foi finalizado com a apresentação da plataforma de avaliação diagnóstica do Ministério da Educação (MEC), feita pela professora Denise Regina Maria Dias, coordenadora geral do Ensino Fundamental do MEC.

Homenagem 

Durante o evento, foi realizada uma homenagem ao professor e técnico em educação Hudson César Veiga Feitosa, em virtude do seu falecimento na quarta-feira, 10. Hudson era professor de Geografia e até este ano de 2021 trabalhou no Conselho Estadual de Educação de Sergipe (CEE/SE), na função de Supervisor de Legislação e Normas.