Secretaria discute propostas de Educação Profissional com representantes da Fiepi e Sistema S

Piaui

03.03.2023

Dando continuidade às visitas às instituições que fazem parte do Sistema S, o Secretário de Estado da Educação, Washigton Bandeira, esteve reunido nesta quinta-feira (02) com representantes da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), do Serviço Social da Industria (Sesi) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para alinhar as propostas voltadas para a Educação Técnica Profissional e inserção dos estudantes da Rede Estadual no mercado de trabalho.


O secretário declara que as parcerias irão contribuir para que o Piauí seja um Estado inovador com condições de competitividade no mercado externo. “Temos o compromisso de acelerar, avançar e transformar a Educação do Piauí numa Educação moderna, inovadora, que está realmente a serviço do aluno, diferenças necessárias para os dias de hoje. Nosso governador quer o Piauí como um Estado inovador, para que tenhamos condições de competitividade no mercado externo e para tanto queremos contar com a parceria da Fiepi, Sesi, Senai e Sebrae", detalhou.


A reunião da manhã, que aconteceu na Fiepi, contou com a presença do presidente da Fiepi, Antônio José de Morais Filho; do diretor de assuntos econômicos da Fiepi, Freitas Neto; do diretor do Senai, Roger Jacob; e do superintendente Sesi, Mardônio Neiva.


Na ocasião, o presidente da Fiepi demonstrou total interesse em estreitar parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc). "Temos muito interesse em estreitar laços com a Seduc e contribuir na formação de uma geração de piauienses para serem autônomos", comentou o presidente.


Durante a reunião, técnicos do Sesi e Senai apresentaram alguns projetos voltados para Educação Técnica Profissional que vem sendo desenvolvida pelas instituições do Piauí, recebendo elogios do secretário de Educação. “Esse modelo casa com a meta do governo que é avançar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), ampliar o Tempo Integral integrado a Educação Profissional. Temos interesse de levar o modelo pedagógico, estrutural e de gestão da Fiepi, do Sesi e do Senai para a Seduc", disse Bandeira.


Como encaminhamento, a Seduc fará uma reunião com os técnicos do Sesi/Senai para identificar quais projetos podem ser incorporados pelas escolas estaduais. O secretário contará com a expertise do Sesi e Senai para transformar o desejo de parceria em ações concentradas que ajudem a melhorar os índices e atingir todas as metas propostas pelo governador Rafael Fonteles.

 

O Secretário da Educação, Washington Bandeira, esteve, ainda, reunido com os representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), instituição que compõe o Sistema S.  A visita objetivou encaminhar parcerias voltadas para educação técnica profissional que favoreçam a transformação do ensino implementando o empreendedorismo e a inserção no mercado de trabalho.