Educação disponibiliza alimentação e transporte intermunicipal para estudantes da Rede Estadual no Enem 2021

Rio Grande do Sul

18.11.2021

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) oferecerá alimentação e transporte intermunicipal aos estudantes da Rede Estadual para as provas do Enem 2021, marcadas para os dias 21 e 28 de novembro.

No caso do transporte, haverá o ressarcimento mediante comprovante de realização da prova, por meio do cartão de inscrição presente na Página do Participante do Enem, e entrega de recibo ao diretor da instituição de ensino do serviço utilizado para locomoção, contendo data e valor.

Em relação à alimentação, serão disponibilizados dois kits para os estudantes concluintes do Ensino Médio que comprovarem inscrição no Enem 2021. A escola fará a distribuição nas sextas-feiras que antecedem os dias de prova: 19/11 e 26/11.

No primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no próximo domingo, 21 de novembro, os candidatos farão, além das provas objetivas de linguagens e ciências humanas, a única prova subjetiva da avaliação, a redação. Mais de 3 milhões de estudantes em todo o País participarão das provas.


Sobre o Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Em 2009, o exame aperfeiçoou sua metodologia e passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior. Desde 2020, o participante pode escolher entre fazer o exame impresso ou o Enem Digital, com provas aplicadas em computadores, em locais de prova definidos pelo Inep.

As notas do Enem podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Elas também são aceitas em mais de 50 instituições de educação superior portuguesas. Além disso, os participantes do Enem podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados do Enem possibilitam, ainda, o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.

Os participantes fazem provas de quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias, que ao todo somam 180 questões objetivas, além de uma redação que exige o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema.