Seduc divulga calendário de avaliações diagnósticas para planejamento pedagógico 2022

Alagoas

02.10.2021

Após quase dois anos de ensino remoto, chegou a hora de avaliar a aprendizagem dos estudantes da Educação Básica em Alagoas. Alunos dos ensinos fundamental e médio terão seus conhecimentos testados até o fim do ano em uma série de avaliações diagnósticas, internas e externas cujo cronograma foi divulgado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em portaria publicada em edição suplementar do Diário Oficial do Estado (https://www.imprensaoficial.al.gov.br/diario-oficial) do último dia 24.

De acordo com a superintendente do Sistema Estadual de Educação, Willany Felix, essas avaliações têm um caráter diagnóstico e abrangerão todas as redes de Ensino Básico de Alagoas: municipais, estadual e federal (Instituto Federal de Alagoas – Ifal).

“A ideia é que as escolas se planejem de forma a garantir a participação de todos os alunos. A gente quer diagnosticar qual é a realidade atual da nossa rede, dos nossos estudantes e o nível de aprendizagem em que eles se encontram. A partir dos resultados registrados, escolas e professores se apropriarão dos mesmos para replanejarem as suas ações pedagógicas para 2022 e fazerem um acompanhamento sistemático para superação das dificuldades identificadas”, informa Willany.  Estas provas  costumam ser aplicadas a cada dois anos, mas, este ano, em virtude dos desafios do ensino remoto, ganham um caráter diferenciado, diz a superintendente.

Em andamento – Além das avaliações listadas abaixo, a Seduc já aplicou dois tipos de testes para avaliar a aprendizagem das turmas de ensino fundamental: de 30 de agosto a 10 de setembro, testou a fluência em leitura de quase 38 mil alunos entre 06 e 08 anos matriculados no 2º ano do ensino fundamental de 1.333 escolas municipais e estaduais. Já as turmas de 5º e 9º ano da rede estadual participam, desde o dia 06 de setembro, de provas de Língua Portuguesa e Matemática. Estima-se que, até o dia 15 de outubro, mais de 10 mil estudantes sejam submetidos a estes testes. 

Cronograma- Confira abaixo o cronograma completo das próximas avaliações:

1) Avaliação Diagnóstica Externa – Primeira Escolha - Todos estudantes do Ensino Médio, sendo 02 a 09/10/21 para 3ª séries e concluintes do Ensino Médio da Educação de jovens e adultos (EJA); 1ª e 2ª séries do Ensino Médio – 06 a 17/12/21; serão aplicados testes de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas;

2) Saveal/Prova Alagoas – Testes de Língua Portuguesa e Matemática para estudantes do Ensino Fundamental - 2º anos – 19 e 20/10/2021; 5º anos – 19/10/2021; 9º anos – 20/10/2021 e 3ª série do Ensino Médio –– 21/10/2021;

3) SAEB/Prova SAEB – Ensinos Médio e Fundamental - Aplicações ocorrem no período de 8 de novembro a 10 de dezembro de 2021  com as turmas de  2º anos do Ensino Fundamental; 5º anos do Ensino Fundamental; 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª séries do Ensino Médio. Todas avaliadas em Língua Portuguesa e Matemática, além de Ciências da Natureza e Ciências Humanas para os 9º anos com Matriz de referência 2018 (em conformidade com a BNCC).