Educação e Associação Nova Escola discutem elaboração de material didático para Programa de Alfabetização na Idade Certa

Piaui

15.03.2023

Com vistas à construção de um material didático para Educação Infantil, por meio do Programa de Alfabetização na Idade Certa, o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, reuniu-se nesta quarta-feira (15), por videoconferência, com a equipe da Associação Nova Escola. 

Ao longo do ano de 2021, a Seduc e a Nova Escola realizaram a produção conjunta do Material Didático Complementar de 1° e 2° anos do Ensino Fundamental, nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, no âmbito do programa Pró Alfabetização na Idade Certa. No ano letivo subsequente, o material foi impresso e distribuído pela Seduc para as escolas, assim como para todas as 224 redes municipais de ensino. Nesse processo, iniciou-se a implementação do material, que correspondeu a um percurso formativo para bom uso do material.

“A Seduc é parceira da Associação Nova Escola, que já construiu para o Piauí um material didático complementar. A proposta é fazermos uma repactuação para construção de um novo material didático, agora para Educação Infantil, e reforçarmos, ainda mais, o regime de colaboração com os municípios, capacitando educadores e avançando na base da educação, com nossas crianças, para que elas cheguem às próximas séries com o aprendizado adequado”, relata Washington Bandeira.

O primeiro material didático complementar, que está em uso, foi desenvolvido por professores piauienses e objetiva colocar o aluno no centro da aprendizagem, sendo alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tendo conteúdo personalizado de acordo com o currículo do Estado. É composto por quatro volumes distribuídos a cerca de 80 mil alunos e cerca de cinco mil professores, que também passaram por formação para melhor aplicar os conteúdos.

A Nova Escola é uma organização de impacto social sem fins lucrativos que trabalha para o Brasil ter professores da Educação Básica fortalecidos em suas práticas, contribuindo para a melhoria da aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes.

Participaram da reunião on-line, pela equipe da Nova Escola, Luciana Chalita - Coordenadora de Parcerias com Governo, Diogo Obeid - Gerente Administrativo e Tatiana Martin - Gerente de Conteúdo Pedagógico. 

“Nosso objetivo é, a partir da interlocução entre Nova Escola e Seduc aqui proposta, estudar de que forma podemos continuar apoiando o estado do Piauí na implementação do Material Didático Complementar do Ciclo de Alfabetização, bem como no monitoramento de uso e avaliação dos professores acerca deste material. Gostaríamos de explorar a possibilidade de uma nova produção conjunta, no âmbito do Programa Pró Alfabetização na Idade Certa, de um material regionalizado, alinhado ao Referencial Curricular Piauiense, para professores da Educação Infantil”, destaca a equipe da Nova Escola.