Educação e Comitê "EmFrente, Mulher" promovem 1ª Semana Estadual Maria da Penha nas Escolas

Rio Grande do Sul

18.11.2021

Com o intuito de capacitar a comunidade escolar sobre as ações e as políticas de enfrentamento à violência contra a mulher, será realizado, nos dias 22, 24 e 26 de novembro, a 1ª Semana Estadual Maria da Penha nas Escolas. O evento, promovido pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc) e pelo Comitê Interinstitucional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher (EmFrente, Mulher), será transmitido pelo canal do Youtube TV Seduc RS sempre das 9h30 às 10h30.

O primeiro encontro terá a participação da secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, do secretário-executivo do Programa RS Seguro, Antônio Padilha, da professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rochele Fachinetto, da assessora pedagógica/Seduc, Helena Martins, e da assessora da Unidade de Coordenação do Programa RS Seguro, Giovana Mazzarolo Foppa. Na ocasião, serão abordados, entre outros assuntos, a importância da temática violência contra mulher nas escolas; apresentação de projetos que ocorrem em âmbito nacional; e dois projetos desenvolvidos pelas escolas estaduais.

As lives dos dias 24 e 26 abordarão a importância da interação entre Redes, o protagonismo estudantil, também trazendo trabalhos desenvolvidos na rede estadual de ensino.

O intuito é reconhecer as práticas já existentes, e destacar iniciativas que proponham transversalidades e/ou interdisciplinaridades no currículo com a temática sobre o enfrentamento à violência contra mulher e/ou “Lei Maria da Penha” nas escolas.