Seduc e FestLuso levarão teatro, música e dança para mais de 600 estudantes da rede estadual

Piaui

26.08.2025

Mais de 600 estudantes de escolas de tempo integral da rede estadual terão, nesta semana, uma experiência única que une cultura e educação. A parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Festival de Teatro Lusófono (FestLuso) vai levar espetáculos, oficinas e debates diretamente para o cotidiano escolar, ampliando horizontes e aproximando jovens da arte.

Celebrando 15 anos de trajetória, o FestLuso 2025 reunirá companhias de Portugal, Moçambique, Angola e Brasil em uma programação intensa, com mais de 20 espetáculos gratuitos. Para os alunos da Seduc, entre os dias 27 e 29 de agosto, as apresentações irão mesclar teatro, música, dança e narrativa, estimulando o pensamento crítico e a formação de novas plateias.

A programação será aberta na quarta-feira (27), com o grupo português Estrutura e o espetáculo “descobri-quê?”. Pela manhã, estudantes do CETI Solange Sinimbu Viana Área Leão participarão de uma oficina que vai provocar reflexões sobre colonialismo, descobrimentos e racismo estrutural. À tarde, o Theatro 4 de Setembro receberá 400 alunos de três escolas da rede para assistir à peça, seguida de um debate.

Na quinta-feira (28), a Trupe Motim de Teatro, do Brasil, apresentará “Laborioso Contato: Um Palhaço Anuncia o Fim do Mundo”, uma montagem que mistura crítica social, humor e poesia. O espetáculo será exibido na Escola Técnica Estadual de Teatro Professor José Gomes Campos, no Centro de Teresina, e estará aberto também à comunidade.

Encerrando a programação, na sexta-feira (29), o artista moçambicano Klement Tsamba apresentará “Nos Tempos de Gungunhanha” no Teatro Barítono Raimundo Pereira, no bairro Jacinta Andrade. Mais de 200 estudantes dos CETIs Benjamin Batista e Gov. João Clímaco D’Almeida acompanharão a performance, que levará o público a uma viagem poética pela memória e oralidade africana, misturando música, dança e narrativas ancestrais.

O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destaca a importância da iniciativa. “Já incentivamos o teatro, a música e a dança em diversos projetos e festivais escolares. A parceria com o FestLuso será mais uma ação para garantir que nossos estudantes tenham uma educação integral, com estímulo à criatividade e ao protagonismo”, afirma.

Neste ano, o FestLuso também prestará homenagem ao centenário do professor, dramaturgo e filósofo piauiense José Gomes Campos, um dos maiores defensores do teatro como ferramenta de transformação e aprendizado. O tributo reconhecerá o legado de um educador que ajudou a consolidar a arte como parte essencial da formação cultural do Estado.

Com a parceria, Seduc e FestLuso reforçam que a escola pode ser também um espaço de cultura viva, onde o conhecimento ultrapassa os livros e ganha palco, voz e movimento.