Seduc e Sebrae Alagoas discutem novos projetos para o ano letivo de 2020

Empreendedorismo

20.12.2019

Falar da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e preparar o aluno para o futuro com educação empreendedora é uma capacidade de criar novas soluções. Foi pensando nisso, que a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Sebrae Alagoas se reuniram, nesta segunda-feira (16), no Sebrae, em Maceió, para discutir o novo projeto da rede estadual de ensino médio para o ano letivo de 2020.

Presente a reunião, a secretária executiva de Estado da Educação, Laura Souza, ressaltou a importância da educação empreendedora no âmbito escolar. "A cultura empreendedora vai mais além de ter um próprio negócio. É uma cultura que tem repercussão na vida. Inclusive, vamos associar esse conhecimento ao projeto de vida dos estudantes, em parceria com o Sebrae. Vamos fortalecer a concepção de educação integral em todas as escolas da rede estadual. Mostrar como a inovação pode transformar a base curricular em uma porta para oportunidade," afirma a secretária.

16 12 2019 REUNIAO SEBRAE LAURA SOUZA FOTOS VALDIR ROCHA 50

Já a Sílvia Chamusca, gerente da Unidade de Soluções e Educação Empreendedora (USEE) do Sebrae em Alagoas, comentou que a educação empreendedora prepara os alunos a ter uma visão de raciocínio lógico, dentro dos requisitos de criatividade e inovação.

"Com o Programa Nacional da Educação Empreendedora, formaremos um itinerário formativo trazendo novas perspectivas e com um olhar mais aberto às oportunidades. Os estudantes terão espaço e possibilidades para aprender e desenvolver e se sentir pertencente com o futuro," comentou. 

Além disso, o Sebrae Alagoas irá utilizar ferramentas que contribuem com o desenvolvimento dos professores. Dentre eles, a capacitação pedagógica, metodologias comprovadas e testadas que contribui na formação dos professores e também na vida dos estudantes do Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo é fazer com que a economia criativa e a economia digital se façam presentes na vida escolar. 

O projeto - O projeto de vida dos estudantes é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) nas escolas de ensino integral desde 2015 e agora em parceria com o Sebrae Alagoas o propósito é de trabalhar o tema “Economia Criativa”, durante todo o ano letivo de 2020. As atividades serão estendidas a todas escolas apresentadas no Desfile Cívico, Feira de Ciências, Feira de Tecnologia, Encontro Estudantil, entre outros.