Seduc e Sebrae comemoram parceria com a entrega de livros didáticos de Projeto de Vida, Educação Empreendedora e Financeira

Sergipe

30.09.2021

Celebrando dois anos de parceria, a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), recebeu nesta quarta-feira, 29, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 28.060 livros didáticos que compõem a implementação dos componentes curriculares Projeto de Vida, Educação Empreendedora e Financeira na rede pública de ensino, os quais serão distribuídos aos alunos do ensino fundamental. O material é parte integrante da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos, alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao Currículo de Sergipe.

Para o secretário da Seduc, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, o material pedagógico impulsionará efetivamente as ações já desenvolvidas com os 30.011 estudantes das redes estadual e municipais. “A educação básica está passando por muitas mudanças, que são fundamentais, decorrentes da aprovação da base nacional comum curricular, e que trouxe novos princípios e importantes conceitos. Um desses conceitos é o de cidades e comunidades educadoras: a ideia de que educação não se faz apenas dentro da escola, mas também se faz com outras instituições com a mobilização da expertise e experiência dos parceiros, e é o que temos feito na Seduc”, declarou.

O superintendente do Sebrae em Sergipe, Paulo do Eirado, reiterou a importância da parceria e elogiou o regime de colaboração entre a Seduc e os municípios, o que, segundo ele, foi essencial para a implementação do componente curricular. “A ideia de todo esse trabalho é mostrar aos jovens que empreender não significa apenas abrir uma empresa. Queremos ensiná-los a pensar de forma mais crítica, a organizar suas ideias de maneira clara, trabalhar em grupo, apresentar, entender a noção de sustentabilidade, de ética, de perseverança e outras competências empreendedoras, ou seja, realizar seu projeto de vida, o seu sonho”, disse, informando que a oferta do material é fruto de parceria com o Sebrae Rondônia.

Em setembro de 2019 a Seduc, o Sebrae e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, seccional Sergipe (Undime/SE), firmaram parceria para desenvolver nas escolas das redes estadual e municipais um novo componente curricular intitulado Projeto de Vida - Educação Empreendedora e Financeira para estudos voltados à preparação básica de alunos e professores de ensino fundamental, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA), e do Ensino Médio. A metodologia foi adotada, de forma gradativa, integrando a parte diversificada do currículo escolar. Este ano o componente foi implementado em 135 unidades escolares, de 47 municípios, com 803 professores capacitados e beneficiando 30.001 alunos. 

Durante a solenidade de entrega do material pedagógico, a diretora do Departamento de Educação da Seduc (DED), professora Ana Lúcia Lima, fez um breve histórico de como se deu o processo de implementação da proposta nas escolas. “É um componente construído a várias mãos que vem se consolidando como um projeto grandioso que proporciona ao estudante já no primeiro ano do ensino fundamental a possibilidade de conhecer conceitos da educação financeira, estimulando a autonomia concomitantemente ao crescimento pessoal e profissional de cada um deles. A gente agradece ao Sebrae pelo empenho e parceria nesse projeto”, finalizou.