Secretarias lançam a edição 2023 dos Jogos Estudantis de Alagoas

Alagoas

04.05.2023

Foi dada a largada para a edição 2023 da maior competição de desporto escolar de Alagoas. Nesta terça-feira (2), as secretarias de Estado da Educação (Seduc) e do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), junto com a Federação Alagoana de Esportes Colegiais (Faec), reuniram a comunidade escolar para o lançamento dos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal). A cerimônia aconteceu na casa do esporte alagoano, o Estádio Rei Pelé, em Maceió, e contou com a presença dos secretários, Marcius Beltrão (Seduc), da Selaj, Angela Stemler, e gestores escolares e representantes da Federação Alagoana de Esportes Colegiais (FAEC).

Na oportunidade, o secretário de Educação, Marcius Beltrão, destacou o alcance da iniciativa, parabenizando todos os envolvidos por fazerem do esporte um importante instrumento de inclusão social. “Nós sabemos o quanto essa competição pode despertar nos jovens a aptidão para a prática esportiva. Esporte e cultura suplementam a educação e a cidadania. Ficamos muito felizes em renovar essa parceria para a realização dos jogos estudantis, já tão tradicionais no calendário escolar, neste que será o maior e melhor Jeal de todos os tempos”, discursou.

Já Angela Stemler, lembrou que os Jogos também proporcionam a descoberta de grandes talentos do esporte, além, é claro, de favorecer a socialização. “Lançar a edição 2023 do Jeal é de uma alegria e responsabilidade enormes. Essa parceria entre a Selaj, a Seduc e a Faec vai permitir que façamos um grande evento, promovendo a integração entre os jovens e a comunidade esportiva, e sempre com o objetivo de fortalecer o esporte e a saúde, além de combater a intolerância dentro da nossa sociedade. Seguiremos, juntos, nessa verdadeira festa do esporte”, disse a secretária.

Também presente à solenidade no Hall da Fama, o secretário executivo da Selaj, Charles Hebert, reforçou o nível alcançado pela competição ao longo dos anos, com destaque para a estrutura disponibilizada aos atletas nesta edição dos jogos. “Os Jogos Estudantis de Alagoas sempre serviram de base para a formação dos jovens alagoanos. Avançamos em todos os sentidos e, neste ano, iremos realizar a maior edição da história, e em todos os quesitos, do investimento à quantidade de atletas”, assegurou.

Também estiveram presentes os 13 gerentes regionais de ensino, além dos coordenadores de esportes de cada regional e membros do conselho de organização do evento. Os Jogos vão acontecer entre os meses de junho e julho, com os alunos de escolas das redes pública e privada competindo em 23 modalidades. As inscrições começaram nesta terça-feira (2) e seguem até o próximo dia 22.

Cada estudante ou equipe deve procurar o coordenador de esportes da respectiva Gerência Regional de Ensino (Gere) para realizar a inscrição, considerando a idade do aluno, bem como a modalidade escolhida.

Retrospecto

Em 2022, 3.529 estudantes das redes pública e privada participaram da competição que teve 11 modalidades em disputa. A rede estadual contabilizou 130 medalhas e também fez bonito na etapa nacional, destacando-se no judô, wrestling, ginástica artística e handebol.

Cronograma

 2 a 22 de maio - Inscrições

1 a 19 de junho - Etapa regional

15 a 30 de julho - Etapa estadual

Joyce Andrea e Paulo Chancey / Agência Alagoas