Seduc é selecionada para participar do programa nacional Escolas Criativas

RS

21.06.2021

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) está entre as 10 redes públicas de todo o Brasil que foram selecionadas para participar da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa.

Com apoio da Fundação Lemann e da Fundação LEGO, o Programa Escolas Criativas pretende fomentar a implementação de soluções inovadoras que ajudem a tornar a educação pública brasileira mais criativa, prazerosa, relevante, colaborativa e inclusiva. O objetivo do programa é impactar cerca de 500 mil alunos em 20 redes de ensino até 2024.

Entre as competências do programa, estão: investimento em estrutura, formação e recursos conforme acordado no plano de trabalho da escola; implementação e acompanhamento do desenvolvimento do programa; além de fortalecer a participação inclusiva da comunidade por meio de eventos, mobilizações e trabalho integrados.

Na prática, o programa Escolas Criativas terá duração total de 4 anos e prevê engajar duas turmas da rede pública de ensino.

A primeira turma iniciará em 2021 e a segunda turma um ano depois, ambas sendo acompanhadas por até 3 anos consecutivos.

Professores serão incentivados a desenvolver as suas próprias atividades utilizando os princípios da aprendizagem criativa e recursos de robótica, computação criativa como o Scratch, e materiais acessíveis e reutilizáveis como papelão, cola, papel, tesoura e embalagens recicláveis.

Conforme a coordenadora do Departamento de Tecnologia da Informação (TI), Magda Motta, após a elaboração e assinatura do termo de compromisso e fomento, os trabalhos ocorrerão a partir do segundo semestre de 2021.

“Estamos muito felizes por termos sido contemplados. Colheremos muitos frutos desta participação que impulsionará ainda mais o desenvolvimento tecnológico das nossas escolas”, destaca.


Escolas Criativas

O Escolas Criativas é apoiado pela Fundação LEGO através da iniciativa Tech and Play, que conecta organizações que estão impulsionando o brincar como prática aliada à tecnologia nas salas de aula ao redor do mundo.

A iniciativa busca soluções que inspirem a expressão criativa de crianças em uma ampla gama de especialidades, que vão da computação criativa ao tinkering e à robótica. O objetivo é fazer com que o learning through play with technology (aprendizagem pelo brincar com tecnologia) seja mais acessível para professores e alunos.

Conheça as secretarias de ensino selecionadas:

Secretaria Municipal de Educação de Branquinha (AL)
Secretaria Municipal de Educação de Caruaru (PE)
Secretaria Municipal de Educação de Curitiba (PR)
Secretaria Municipal de Educação de Jaguariúna (SP)
Secretaria Municipal de Educação de Recife (PE)
Secretaria Municipal de Educação de Ribeirão das Neves (MG)
Secretaria Municipal de Educação de São Bernardo do Campo (SP)
Secretaria Municipal de Educação de São Luís (MA)
Secretaria Municipal de Educação de Vinhedo (SP)
Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul