Educação e Saúde promovem capacitações sobre o combate à violência sexual de crianças e jovens

Alagoas

06.05.2022

A escola é como a nossa segunda casa, e ter um ambiente seguro em que os alunos possam se apoiar é crucial para o desenvolvimento saudável das futuras gerações. Pensando nisso, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), junto à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e do Ministério Público de Alagoas (MPE), estão promovendo atividades de conscientização para os educadores da rede pública estadual, em alusão ao Maio Laranja, um mês dedicado a combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Por meio da Rede de Atenção às Vítimas de Violência Sexual (RAVVS), a Seduc e a Sesau desenvolveram o ‘Projeto não mexe comigo, que eu não ando só’, que promove capacitações nas escolas de todo o estado, sobre como proceder e reportar casos de violência sexual identificados entre os estudantes. Dentro da iniciativa, estão sendo ofertadas capacitações on-line durante todo o mês de maio, especialmente em alusão à Campanha Nacional do Maio Laranja.

“O projeto da RAVVS nas escolas é para atender a educação, no contexto da prevenção contra as violências, principalmente a violência sexual, mas também questões como o bullying e a violência psicológica. Então, estamos promovendo essa roda de discussão com os profissionais da educação, para que eles possam saber como fazer o acolhimento do aluno, como fazer a notificação e a identificação dessas violências”, destacou a assessora técnica da RAVVS, Milene Mendes.

Para este momento, serão três turmas de capacitação, cada uma em um turno, para que os educadores possam escolher uma data de acordo com a sua disponibilidade. Poderão participar professores, gestores, coordenadores pedagógicos e articuladores de ensino de todas as Gerências Regionais. A formação será via Google Meet, nos dias 10, 19 e 23, e as inscrições estão sendo realizadas através do link; https://forms.gle/pK2X4DeM5EZszAeE6.

À frente da secretaria de Estado da Educação, o secretário José Márcio de Oliveira ressalta a importância de ações como esta, ainda mais neste cenário de retorno às aulas presenciais. “Infelizmente, a nível nacional, nós temos observado um aumento representativo nos casos de denúncias de assédios nas escolas de todo o país nesta retomada das aulas presenciais. Aqui em Alagoas, estamos nos mobilizando em várias frentes de atuação, e essa campanha em parceria com a RAAVS é mais uma dessas ações que beneficiarão todo o estado. Além disso, estamos estudando a ampliação da nossa atuação nessas frentes, com equipes multidisciplinares atuando em apoio a estudantes e servidores de toda a rede estadual. Em breve, também contaremos com os núcleos psicossociais, formados por psicólogos e assistentes sociais, que irão trabalhar por todo o estado nessas problemáticas, além de outras demandas da rede”, revela o secretário.  

Maio Laranja

O mês de maio é nacionalmente conhecido como Maio Laranja, mês de enfrentamento e prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. O dia 18 de maio foi instituído pela lei federal 9970/00 como o dia nacional de combate a essa violação, data alusiva à morte da menina Araceli, violentada e morta aos oito anos de idade, em 1973.

Sob supervisão*