Seduc e Tribunal de Contas fortalecem parceria para ampliar ações voltadas à Primeira Infância no Tocantins

Tocantins

14.11.2025

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) reforçou, nesta quarta-feira, 12, seu compromisso com as políticas públicas voltadas à Primeira Infância, durante visita institucional do secretário da Educação, Hercules Jackson, ao Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO). O gestor foi recebido pelo presidente da Corte, conselheiro Alberto Sevilha, e pelo chefe de gabinete, Dimas Baia.

O encontro teve como principal pauta o Programa TCE de Olho no Futuro – Aliança pela Primeira Infância, iniciativa que tem apoiado os municípios na estruturação de ações planejadas e integradas para atender crianças de 0 a 6 anos e suas famílias.

O secretário Hercules Jackson destacou o alinhamento da Seduc ao programa e destacou que a Educação tem papel central no desenvolvimento pleno das crianças. “O trabalho que o TCE tem conduzido é muito importante e fortalece ainda mais as políticas educacionais que estamos implementando na rede estadual. A Seduc é parceira nessa construção e estará presente em todas as etapas do programa”, afirmou o secretário.

O presidente do TCE, Alberto Sevilha, agradeceu a parceria e enfatizou que a participação da Seduc é estratégica para o fortalecimento da Aliança pela Primeira Infância.

Segundo ele, o programa já tem ganhado destaque fora do País. “Apresentamos a iniciativa durante reunião da Associação de Entidades Fiscalizadoras Superiores do Mercosul e Países Aliados (Asur), na Argentina, e foi motivo de grande orgulho ver o Tocantins reconhecido como modelo. Esse resultado é fruto do trabalho conjunto, e a Educação tem papel essencial nessa conquista”, pontuou Alberto Sevilha.

O secretário Hercules Jackson reforçou a participação da Seduc no Dia D da Primeira Infância, promovido pelo TCE, que será realizado no próximo dia 29 de novembro, simultaneamente em 133 municípios tocantinenses. “Vamos estar juntos no Dia D, acompanhando as atividades e dialogando com os profissionais da educação de cada município. O Tocantins vive um novo ciclo de planejamento e integração, e a Primeira Infância é prioridade absoluta para nós”, concluiu.