Representantes alinham oferta de novos cursos de ensino à distância pela Universidade Aberta do Piauí

Piaui

11.05.2023

Com o intuito de expandir a oferta de vagas de cursos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Aberta do Piauí (UAPI), o secretário da Educação Washington Bandeira recebeu a visita do reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Evandro Alberto, e representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (Fapepi) e UAPI, nesta quarta-feira (10). Dois novos cursos de Graduação serão ofertados: Energias Renováveis e Sistema de Informação, além de uma Pós-Graduação em Gestão Hoteleira.

De acordo com o secretário Washington Bandeira, a oferta dos novos cursos está conectada aos objetivos estratégicos do plano de governo do Governador Rafael Fonteles. “São formações com foco nas vocações dos territórios de desenvolvimento do Piauí que envolvem tecnologia da informação, energias renováveis e turismo. São as profissões do futuro. A ampliação dessas vagas fortalece o processo de universalização do Ensino Superior no Piauí e dá oportunidades aos estudantes de ampliarem a sua escolarização e conquistarem novos espaços no mercado de trabalho”, pontua o gestor.

O reitor da Universidade Estadual do Piauí, Evandro Alberto, afirma que esta é uma das iniciativas para a expansão da Uapi no Estado. “Serão 3.100 vagas ofertadas para levar à sociedade piauiense essa nova perspectiva de Estado que é tão desejada pelo Governador Rafael Fonteles e pelo nosso secretário Washington Bandeira na questão da energia renovável e na revolução digital. Vamos trabalhar juntos para estruturar essa demanda, principalmente na parte pedagógica”, comenta.

UAPI

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi), através do Núcleo de Educação a Distância – NEAD, é a instituição responsável pelo projeto e funcionamento pedagógico da Uapi e atua em parceira com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc).

A Universidade Aberta do Piauí (Uapi), criada por meio de Decreto nº 16.933 de 16 de dezembro de 2016 e, posteriormente, pela Lei Nº 7.443 de 08 de janeiro de 2021, é um programa de ensino voltado ao desenvolvimento da educação à distância para expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no Estado do Piauí, por meio de estratégias de inovação tecnológica.