Seduc e Undime assinam termo de referência para alinhamento na implementação da BNCC no RS

Educação

18.03.2021

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Sul (Undime-RS) assinaram, na tarde dessa quarta-feira, 17 de março, um termo de referência em Regime de Colaboração para alinhamento na implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em todo território gaúcho. 

A iniciativa visa proporcionar formações para instrumentalizar os profissionais da educação da rede estadual e das redes municipais.

Conforme o secretário estadual da Educação, Faisal Karam, a iniciativa permite a ampliação do Regime de Colaboração e fortalece o trabalho conjunto em prol da educação dos estudantes do Rio Grande do Sul.

“Temos trabalhado ao lado da Undime-RS e de outras entidades representativas para a construção de um ambiente cada vez mais positivo para a educação do Estado.  Isso nos permitirá desenvolver programas e ações de transformação na vida dos estudantes a médio e longo prazo”, destaca.

BNCC

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi homologada em 20 de dezembro de 2017 para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. A BNCC serve como referência para a construção e adaptação dos currículos de todas as redes de ensino do país. As redes e escolas seguem com autonomia para elaborar, por meio do currículo, metodologias de ensino, abordagens pedagógicas e avaliações, incluindo elementos da diversidade local e apontando como os temas e disciplinas se relacionam. A BNCC e os currículos têm, portanto, papéis complementares: a Base dá o rumo da educação, mostrando onde se quer chegar, enquanto os currículos traçam os caminhos.