Educação e Undime reúnem-se e debatem o Regime de Colaboração para o início do ano letivo de 2023

Rio Grande do Sul

10.02.2023

A secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, reuniu-se, na tarde desta quinta-feira, 9 de fevereiro, com os representantes da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Sul (Undime-RS), da Promotoria de Justiça, das secretarias municipais de Educação e das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). O encontro, que ocorreu no Auditório do Ministério Público, no Centro da Capital, buscou tratar de temas que envolvessem o início do ano letivo de 2023 na rede pública.

Durante o encontro foram debatidos temas pertinentes ao regime de colaboração entre Estado e municípios. Entre eles, estão: a implementação do Programa Estadual de Apoio à Alfabetização (Alfabetiza Tchê), que deve ocorrer nas mais de 4.600 escolas públicas dos 497 municípios do Estado; a colaboração e adesão das Prefeituras ao Programa de Apoio ao Transporte Escolar (Peate); a apresentação da nova estrutura da Seduc e a aplicação do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do RS (Saers).

“Eu acredito que nós estamos vivendo um momento histórico e importante. Nós estamos, de fato, executando e implementando e vivenciando uma integração da rede pública. O governador do Estado, Eduardo Leite, já priorizou a Educação na sua nova gestão e nós queremos fazer um grande pacto com as escolas públicas. A evolução da humanidade passa por diferentes eras e a que estamos vivendo é a do conhecimento. Temos que unir esforços, em regime de colaboração, para que o estudante da rede pública tenha uma educação de qualidade”, avalia a secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira.

Presenças

Ainda estiveram presentes a secretária adjunta de Educação, Stefanie Eskereski; a chefe de gabinete da Seduc, Aline Mendes; a presidente da Undime-RS, Maristela Guasselli; a promotora de Justiça Luciana Casarotto; a subsecretária de Governança e Gestão da Rede Escolar, Janaína Audino; a diretora do Departamento de Avaliação Educacional, Salete Albuquerque; e a diretora do Departamento de Articulação dos Municípios, Néri Teresinha de Barcelos.