Mato Grosso
20.10.2025Rui Matos | Seduc-MT
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) segue investindo na modernização tecnológica e na melhoria da gestão escolar. Nesta segunda-feira (20.10), a pasta entregou 40 novos computadores à Diretoria Metropolitana de Educação (DME), que atende 139 escolas em 11 municípios da região metropolitana de Cuiabá.
O objetivo é garantir mais eficiência e agilidade no atendimento às unidades escolares, beneficiando diretamente 5 mil professores, de um total de 7 mil servidores, e 86 mil estudantes da rede estadual.
Além desses 40 equipamentos, outras nove unidades já haviam sido entregues anteriormente, totalizando 49 computadores novos adquiridos para reforçar o parque tecnológico da Diretoria. O investimento totaliza R$ 297.369,73, com recursos da própria Seduc.
Para o secretário de Educação, Alan Porto, a entrega representa mais um passo no processo de digitalização e fortalecimento da infraestrutura administrativa da educação pública em Mato Grosso.
“O investimento em tecnologia é estratégico, pois, fortalece a comunicação entre escolas e coordenadorias, melhora os fluxos de trabalho e amplia a capacidade de resposta da gestão pública”, disse ele.
Alan enalteceu que ações como essa fazem parte do um plano contínuo de modernização que inclui também a digitalização de processos, uso de sistemas integrados e capacitação de servidores para uso de ferramentas tecnológicas.
“A gestão moderna exige infraestrutura adequada e tecnologia a serviço da educação. Estamos equipando as regionais para que possam apoiar as escolas de forma mais eficiente e próxima”, completou Alan Porto.
Para a diretora da DME, Christina Barbosa Guimarães Ferreira, “esses computadores representam o compromisso que a Seduc tem com os servidores, pois, vai contribuir de forma significativa na melhoria do desenvolvimento de suas ações”.
Os novos computadores foram destinados às seis coordenadorias que compõem a DME: COIPT – Coordenadoria de Infraestrutura, Patrimônio e TI; COGPE – Coordenadoria de Gestão de Pessoas; COPED – Coordenadoria de Gestão Pedagógica; COGER – Coordenadoria de Gestão Escolar e de Rede; COFOR – Coordenadoria de Formação e COADM – Coordenadoria Administrativa e Financeira.
Com sede em Cuiabá, a DME é responsável por 30% dos 330 mil estudantes da rede estadual distribuídos em 142 municípios. A região abrange os municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Acorizal, Poconé, Nossa Senhora do Livramento e Jangada.