Educação estuda transformar Projeto Cinema na Escola em curso técnico profissional

Piaui

27.02.2023

Criado em 2021, o projeto Cinema na Escola despertou nos alunos da Rede Pública Estadual o interesse pela produção audiovisual. A primeira edição foi um sucesso e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) quer ampliar a parceria, transformando a iniciativa em um curso técnico profissional completo que será levado a todas as escolas da Rede Estadual.

Na manhã de segunda-feira (27), o secretário da Educação, Washington Bandeira, recebeu o coordenador do Cinema na Escola, Cícero Filho, que apresentou o projeto para uma segunda edição.  O gestor da pasta de Educação recebeu o projeto e manifestou o interesse de ampliar a iniciativa. "É de nosso interesse investir em outras edições do "Cinema Na Escola". Queremos transformar o curso de cinema em uma matriz curricular profissional e técnica, oportunizando estudantes de toda a Rede de Ensino, despertando os seus talentos, estimulando a criatividade e possibilitando o ingresso deles no mundo do trabalho", declarou Washington Bandeira.

Na primeira edição do Cinema na Escola, os estudantes foram incentivados a criar suas próprias histórias com o olhar voltado para a produção cinematográfica. Eles aprenderam também sobre técnicas de roteiro, fotografia, atuação para cinema, edição, corte, música, trilha sonora, acesso aos softwares de edição, dentre outros segmentos. O trabalho dos alunos do CETI Didácio Silva resultou no curta-metragem “Cabo de Guerra”. O filme foi exibido pela primeira vez em dezembro do ano passado no Cinemas Teresina. Bastante elogiado pelo público, o curta agora está acessível para todos no Youtube.

Cícero Filho afirma que a ideia é ofertar uma capacitação mais completa para os estudantes. “O projeto foi piloto no estado e atendeu, principalmente, aos alunos do CETI Didácio Silva. Agora, estamos com essa nova proposta e fomos muito bem recebidos pelo Secretário Washington Bandeira, que quer expandir o projeto para todos os alunos da Rede Pública Estadual que desejam ter esse conhecimento na área de cinema. Queremos fazer um curso mais completo, com professores a nível nacional, para transformar a iniciativa em um curso técnico de formação”, finalizou.