Seduc-MT faz alinhamento de estratégias do Alfabetiza MT com Diretorias Regionais de Educação

Mato Grosso

25.04.2024

Claryssa Amorim | Seduc-MT

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) realizou, nesta quarta-feira (24.04), o encontro anual ‘Ciclo de Gestão de Metas’ com os representantes das 14 Diretorias Regionais de Educação (DREs), no auditório da sede central, em Cuiabá. O objetivo foi alinhar com as DREs estratégias para melhorar ainda mais os resultados do ensino e da aprendizagem do programa Alfabetiza MT.

A primeira palestrante do dia, Helen Pietrowski, apresentou as metas deste ano letivo para o Alfabetiza MT, que em algumas modalidades já superaram os números propostos. “Inicialmente, apresentamos o resultado das metas que foram estabelecidas para o segundo ano e para o quinto ano da rede estadual que, por exemplo, não só batemos a meta que estava prevista, como a superamos”, explicou.

Segundo Helen, após a meta superada para esse grupo de estudantes, do 2º e do 5º ano, agora o desafio é outro: manter o resultado ou, principalmente, evoluir. Foi pontuado também que cada DRE deve olhar para seus próprios indicadores, determinar as ações que cada uma vai desenvolver e o que será alterado nesse ano letivo em comparação ao ano passado. 

A coordenadora regional do Programa Alfabetiza MT da DRE de Sinop, Amanda Araújo Pereira, disse que concluiu a participação no encontro com felicidade após saber que a regional dela está ocupando o 1° lugar em proficiência. “Somos uma regional muito desafiadora e o regime de colaboração em nosso município é muito eficiente”, justificou.

O coordenador de Educação Infantil da Seduc, Paulo Santana, explicou que o encontro foi importante justamente por apontar estratégias às escolas, para que possam fazer a leitura correta dos dados obtidos nas avaliações de aprendizado. 

“Reforçamos como fazer a gestão de aprendizagem com os indicadores que a escola tem. Fazemos a leitura, o diagnóstico dos pontos de atenção, e planejamos a execução de uma intervenção pedagógica. Neste evento preparamos os nossos articuladores para que eles pudessem multiplicar às suas regionais práticas mais eficientes de aprendizado”, disse Paulo.

Participaram os secretários adjuntos das Diretorias Regionais de Educação e equipes regionais do Programa Alfabetiza MT, que são articuladoras de formação de todos os polos em Mato Grosso: Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Confresa, Cuiabá, Diamantino, Sinop, Pontes e Lacerda, Juína, Rondonópolis, Matupá, Primavera do Leste, Tangará da Serra e Várzea Grande.

Alfabetiza MT

O Programa Alfabetiza MT foi instituído pela Lei nº 11. 485, de 28 de julho de 2021, e regulamentado pelo Decreto n° 1.065 em 10 de agosto de 2021. Tem por objetivo principal a melhoria dos resultados da alfabetização dos estudantes das escolas públicas do Estado de Mato Grosso, por meio de Regime de Colaboração com os municípios que fizeram adesão.