Educação firma parceria visando reduzir custos operacionais de energia elétrica

Piaui

09.05.2023

A energia solar é uma das alternativas energéticas mais promissoras na produção e consumo de energia limpa e com um custo mais atrativo aos cofres públicos. Neste sentido, a Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI) firmou contrato de concessão com a empresa GM Energia SPE Ltda para construção, operação, manutenção e gestão de miniusinas de geração de energia solar fotovoltaica.

As cidades de Altos e Coivaras, localizadas ao Norte do Piauí, receberam miniusinas de energia solar fotovoltaica que vão gerar economia para a Rede Estadual de Educação, abastecendo com energia limpa as unidades escolares a partir de uma parceria público-privada (PPP).

Com a geração da energia solar captada por painéis fotovoltaicos, a expectativa é que as usinas produzam 640.000 de kWh/mês, reduzindo os custos operacionais de energia elétrica do Estado por meio do sistema de compensação. O contrato permitirá a gestão e operação de serviços de compensação de créditos de energia elétrica.

Segundo o superintendente de Gestão da Seduc, Rodrigo Torres, essa opção reduzirá o valor da conta de luz com a produção mensal de energia das usinas, além de gerar compensação dos créditos de energia das unidades consumidoras de toda a Rede Estadual de Educação. Os créditos de energia funcionam como um saldo positivo de eletricidade gerada.

“Essa iniciativa centraliza a produção de energia solar por meio de usinas e, com isso, é gerado crédito de energia diante do consumo atual, que vai ser abatido dos gastos de energia das nossas escolas. Considerando o preço normal do kwh, um pouco mais que um real, o contrato prevê uma economia mensal para a Educação de aproximadamente R$250,000,00 mensais. Isto gera uma redução importante nos gastos regulares permanentes junto às nossas escolas e melhora nossa capacidade de oferecer energia de qualidade para os nossos alunos”, informou o superintendente. 

A implantação das miniusinas tornará o Piauí referência nacional no aproveitamento da energia proveniente do sol para atender prédios da administração pública. As miniusinas no Piauí, implantadas pelas concessionárias GM Energia e Rio Poti Energia, utilizam a tecnologia de tracker. Esse equipamento corrige a angulação dos painéis diversas vezes durante o dia para acompanhar o movimento do sol, fazendo com que a produção de energia seja maximizada.