Educação fortalece preparação de estudantes da rede estadual para o Enem

Alagoas

11.11.2022

Às vésperas do primeiro domingo de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), candidatos revisam os últimos conteúdos e cuidam também da saúde física e emocional. Na rede estadual de ensino não é diferente e, desde o início do ano, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promoveu uma grande mobilização para que seu estudante se sinta confiante e preparado para lutar por uma vaga no Ensino Superior.

Em 2022, a Seduc fortaleceu o Programa Foca no Enem, o qual empreendeu uma série de ações como a distribuição de 30 mil kits de livros preparatórios para os exames para estudantes e professores e aulões presenciais e remotos promovidos tanto pela secretaria como pelas escolas e Gerências Regionais de Educação (Geres).

Os kits são compostos por onze livros que contam com questões, resumos e planejamento de estudos e que podem ser trabalhados tanto em sala de aula como em casa. Já em relação aos aulões, foram cinco presenciais – 3 em Maceió, 1 em Rio Largo e outro em Teotônio Vilela – e 14 em formato remoto que estão disponíveis no canal da Seduc no Youtube (Educação Alagoas). Geres e escolas também realizaram seus aulões e simulados.

 

“Nós, da Secretaria da Educação, sabendo que o ensino superior é um divisor de águas na vida de um jovem, não medimos esforços para garantir o acesso dos nossos estudantes às universidades. Para isso, fortalecemos o Programa Foca no Enem, distribuindo mais de 30 mil kits com 11 livros cada, para que todos os alunos das terceiras séries possam intensificar seus estudos, além de promover aulões presenciais e remotos com excelentes professores da nossa rede. As provas estão chegando e desejo que todos que tenham sucesso no exame. Confiem no seu potencial, pois nós acreditamos em vocês”, declarou a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos.

Oportunidade

Iarlon Rodrigues e Maria Júlia Laurentino participaram do aulão promovido pela 1a Gere no último dia 04 no Centro de Convenções, em Maceió, e que contou com a presença de 460 alunos da Baixa Maceió, Marechal Deodoro e Paripueira. Para eles, o evento oportunizou o esclarecimento das últimas dúvidas e lhes deu mais confiança para a prova.

“Esses aulões são uma iniciativa incrível e ajudam muito  estudantes que, como eu, não podem pagar um cursinho e ainda têm que dividir o tempo entre escola e trabalho. Os kits do Foca no Enem também são excelentes, pois são simples, didáticos e resumidos. Quarenta minutos de estudo e você já aprende muita coisa”, afirmou Iarlon, aluno da Escola Estadual Miran Marroquim, no Jacintinho.

Pleiteando uma vaga no curso de Odontologia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Maria Júlia disse que, durante o aulão, tirou dúvidas e pegou dicas com os professores. Aluna da Escola Estadual Edmilson Pontes, localizada no bairro do Farol, ela frisa que o ensino integral também propicia um apoio importante para o exame.

“No ensino integral, a gente passa a maior parte do dia estudando e essa carga horária maior nos possibilita adquirir mais conhecimento. Lá também temos os Estudos Orientados onde, durante duas horas por semana, podemos trabalhar com os professores os conteúdos que temos mais dificuldade para aprender”, listou Maria Júlia.

Dicas

Titular da 1ª Gere, Sandra Vitorino organizou o aulão do último dia 04. O momento combinou exposição de conteúdos com lazer – os mesmos professores que ministraram o aulão se apresentaram no intervalo com a sua banda Rock Rupestre. Ela ressalta que o Foca no Enem se soma a diversas ações empreendidas pela Seduc para que os alunos possam realizar seus sonhos e superar as adversidades de seu contexto social.

Ela também dá dicas para os estudantes terem sucesso no dia da prova. “Estudar é essencial, mas também é importante ter um momento para relaxar, pois você precisa estar bem emocionalmente. Por isso, na véspera do exame, aproveite para fazer algo que você gosta”, orientou.

Professor de língua portuguesa da Escola Estadual Edmilson Pontes, Ivanilson Santana ministrou o aulão da mais temida prova do Enem, a redação. Ele diz que um bom texto é aquele com argumentos sólidos. “A principal dica é prestar atenção nos textos motivadores, procurar a palavra-chave referente ao tema da redação e desenvolver sua tese com argumentos consistentes e propostas de intervenção. Outro ponto importante é começar pelas questões que você considera mais fáceis”, pontuou.

Números

Em Alagoas, 62.723 pessoas se submeterão às provas do Enem, sendo 61.513 candidatos para a versão impressa e 1210 inscritos no formato online. Em todo o Brasil, 3,4 milhões de pessoas se inscreveram para o exame.