Seduc inicia campanha de prevenção contra o câncer de mama e de promoção do autocuidado

GO

01.10.2021

Um evento realizado no auditório da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) marcou o início da campanha Outubro Rosa que, neste ano, tem como tema a prevenção ao câncer de mama e a promoção do autocuidado. Além dos servidores da Seduc, participaram do momento de conscientização e mobilização a secretária da Educação de Goiás, Fátima Gavioli; a subsecretária de Execução da Política Educacional, Helena da Costa Bezerra; a gerente de Segurança e Saúde do Servidor, Jaqueline Rocha Corneti do Vale; e equipes do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte e do Instituto de Educação em Artes Gustav Ritter.

Em um primeiro momento, as cantoras Maria Eugênia Ghani, Anna Rita Ludovico e Sheila Penna interpretaram canções como parte da ação Seduc Canta para Mulheres.

Na oportunidade, a intérprete musical Sheila Penna, que também é servidora da Seduc, aproveitou para compartilhar a sua experiência no enfrentamento a um câncer de mama.

“Eu descobri fazendo o toque”, compartilhou a servidora. De acordo com ela, mesmo com os exames médicos preventivos em dia, ela manteve os cuidados diários em casa e conseguiu identificar o tumor ainda em estágio precoce. Emocionada, Sheila Penna revelou que enfrentou a cirurgia e os demais tratamentos e que hoje está curada do câncer.

Mês do autocuidado

Em sua fala, a secretária da Educação, Fátima Gavioli ressaltou a importância de se abordar a temática dos cânceres de mama e do colo do útero e do autocuidado em uma pasta como a da Educação, onde 93% dos servidores efetivos, comissionados ou contratos temporários são mulheres. “Eu preciso que vocês aproveitem esse mês de outubro para fazer aqueles exames que estão atrasados”, pediu a secretária em tom de alerta. Para ela, nessa fase de superação da pandemia, o momento é de investir no autocuidado e na resiliência.
“Resiliência é o que vocês estão fazendo aqui agora. É o abastecer do seu estado emocional, abastecer a sua vida de momentos felizes”, afirmou Fátima Gavioli. “É preciso insistir em fazer coisas que te dão prazer porque, naquele momento, você está abastecendo a sua capacidade emocional, espiritual, pessoal. Isso é essencial para você enfrentar os momentos ruins quando eles chegam”.
 
No mesmo tom, a subsecretária de Execução da Política Educacional, Helena da Costa Bezerra, ressaltou a essência da mulher em cuidar dos outros e a necessidade de explorar esse cuidado consigo. “Estamos comprometidos em cuidar da gente e chamamos vocês a se cuidarem também”, destacou a subsecretária.

Além do acolhimento realizado hoje, uma programação voltada ao autocuidado e à prevenção ao câncer de mama está prevista para o mês de outubro. Palestras, aulas e oficinas sobre a temática e que evidenciam o autocuidado devem ser realizadas ao longo de todo o mês.