Seduc inicia execução do Gestão da Aprendizagem 2024

Piaui

22.02.2024

As estratégias para avaliar os dados pedagógicos e transformá-los em uma aprendizagem eficiente nas salas de aulas foram compartilhadas durante a oficina do Programa “Gestão da Aprendizagem”, promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), nesta quinta-feira (22), no Centro de Apoio Pedagógico às Pessoas com Deficiência Visual – CAP.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, participou da abertura das atividades direcionadas aos Gerentes e Coordenadores de Ensino das Gerências Regionais de Educação e Técnicos de Acompanhamento Pedagógico da Seduc Sede.

“Neste encontro temos toda a equipe técnica da Seduc para o início da execução do programa Gestão da Aprendizagem, um novo projeto que estamos implementando em 2024, nas nossas escolas. O programa envolve um circuito de avaliação, diagnósticos de formação, produção de material didático próprio e de monitoramento pedagógico para avançarmos nos índices educacionais do nosso estado e chegarmos ao primeiro lugar do país”, informou o secretário.

Na oficina foram compartilhadas ações para o acompanhamento pedagógico nas escolas e a leitura eficiente dos dados nos simulados do Saeb e do Saepi. Os técnicos irão revisitar os indicadores de Fluxo e Proficiência, refletir sobre os papéis, escopo e rotinas da GRE e Escolas no Programa Gestão da Aprendizagem 2024 e alinhar a proposta de rotina de acompanhamento pedagógico.

A Superintendente de Ensino da Seduc, Viviane Faria, destaca que o Programa Gestão da Aprendizagem 2024 irá estruturar o acompanhamento pedagógico para que os técnicos da Seduc, GREs e escolas apliquem uma rotina que irá impactar diretamente na melhoria das aulas.

“Isso vai impactar em aulas melhores, pois o estudante terá aulas com conteúdo significativos dentro do currículo do Piauí e professores com metodologia adequada, a partir deste registro. Na Gestão da Aprendizagem vamos fazer esse acompanhamento pedagógico in loco com o coordenador para ver se, de fato, isso chegou em sala de aula. Esse é o grande diferencial, pois será um circuito em que todos vão ter que estar envolvidos para impactar na aula do professor”, explicou.

Oficina de Análise de Dados

A Seduc organizou um cronograma de oficinas que permitirá trabalhar de forma eficiente os dados pedagógicos. Serão realizadas oficinas a cada três meses, com técnicos da sede, três oficinas nas GREs e reuniões mensais nas escolas

Com experiência em análise de dados nas rotinas pedagógicas, o encontro contou com as orientações do professor Raph Gomes Alves, do Centro de Práticas e Resultados Educacionais – CENPRE. Ele foi responsável pela elaboração do "Pacto pela Educação", o Plano de Reforma Educacional Goiana, em 2011, e liderou iniciativas pedagógicas na equipe estratégica da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC/GO).

Segundo ele, o primeiro passo é garantir que todos os professores, diretores, coordenadores pedagógicos e equipe técnica da Seduc conheçam os resultados e os significados das pontuações para a aprendizagem.

“É importante que o professor entenda se os alunos aprenderam o que foi trabalhado. A avaliação é um elemento para saber se o aluno aprendeu o que está previsto e, se não, pensar no dia seguinte, fazer a sala de aula e a estrutura da escola com estratégias para trabalhar de forma intensiva para recuperar a aprendizagem e alavancar os indicadores, como observados no Piauí com o Gestão da Aprendizagem e de Monitorias”, disse Raph Alves.