Educação inicia preparativos para mais um desfile cívico estudantil

Alagoas

14.07.2023

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Superintendência da Rede Estadual de Ensino (Sure), iniciou os preparativos para o desfile cívico estudantil, que acontece no próximo dia 16 de setembro, em comemoração aos 206 anos de Emancipação Política de Alagoas. As 13 Gerências Especiais de Educação (GEEs) serão representadas pelas bandas fanfarras que prometem, mais uma vez, abrilhantar o tradicional desfile em Maceió, puxando os pelotões estudantis ao longo do percurso.

E, como de costume, os estudantes também vão participar do concurso de redação que, este ano, terá como tema a aprendizagem criativa, conforme regulamento disponível na edição de quinta-feira (12) do Diário Oficial do Estado. O objetivo é fortalecer a escola enquanto espaço de criação, participação e interação entre os estudantes e as diferentes áreas do conhecimento.

Podem participar estudantes do Ensino Fundamental 2, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). De acordo com o edital, os participantes deverão apresentar suas crônicas com o tema “Escola, espaço de aprendizagem criativa: engajamento para um ensino inovador na rede estadual de ensino”. Cada escola ficará responsável por formar sua própria comissão avaliadora, contando com a supervisão de um professor indicado pela coordenação pedagógica. Já as três melhores crônicas de cada unidade deverão ser entregues à respectiva GEE, a quem caberá a escolha da escola com a melhor produção, que deve ter entre 20 e 30 linhas. Os alunos desta mesma escola, inclusive, representarão a gerência no desfile cívico.

Para a superintendente da Rede Estadual, Dileusa Costa, o desfile é mais uma oportunidade de fomentar o protagonismo juvenil. “O nosso objetivo é, além de novamente promover um desfile encantador, incentivar cada vez mais o hábito da leitura e da escrita entre os estudantes de toda a rede”, afirma a superintendente, acrescentando que cada pelotão estudantil será composto por 45 alunos de cada escola (selecionada com base no conteúdo da redação).

 

O Dia D do concurso é esta sexta-feira (14), com a divulgação das redações selecionadas prevista para o dia 26 de julho, no site da Educação: www.educacao.al.gov.br.

Bruno Soriano / Ascom Seduc