Seduc investe em kits de instrumentos musicais para fanfarras em Rondônia

Semana da Pátria

05.09.2017

A Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc) realizou uma pesquisa em 2015 com o objetivo de verificar as escolas que tinham fanfarra e quais as que gostariam que fossem implantadas.

A partir da pesquisa foi possível saber qual o montante dos investimentos necessários de aquisição dos kits de instrumentos musicais para a constituição da fanfarra na instituição de ensino.

O investimento foi realizado em  todo o estado e foram beneficiadas 69 escolas. Elas receberam os kits simples em 2016 e nesse segundo semestre de 2017 estão sendo entregues o restante dos instrumentos.

O gerente de Educação Física, Esporte e Cultura Escolar da Seduc, professor Ítalo Aguiar, relatou a importância do investimento que a Secretaria fez e destacou que serve como incentivo para a prática do civismo, da valorização da identidade cultural e incentiva o desenvolvimento da Escola Integral com atividades envolvidas na grade curricular dos estudantes.

“O governo do Estado adota as escolas com uma importante ferramenta didática pedagógica visando fortalecer as habilidades do estudante com a inclusão do universo da música,” afirma ítalo.

O secretário de Estado da Educação de Rondônia, Waldo Alves, autorizou contratações de instrutores para auxiliarem nas aulas de fanfarra nas escolas da rede estadual de ensino de Rondônia. Segundo Waldo, as aulas  serão realizadas através do Programa Amigo do Voluntário.

O desfile cívico militar em comemoração a Independência do Brasil é o evento mais importante para os estudantes representarem a escola em que estudam através da banda fanfarra.

Em parceria com as escolas, a Coordenadoria Regional de Educação(CRE) finaliza os preparativos. Em Porto Velho, a coordenadora da CRE Irany Oliveira disse que os detalhes envolvem algumas logísticas, como a ordem de apresentação das escolas, distribuição de água, transporte dos estudantes antes e depois do desfile e durante o desfile acompanhar a entrada e o percurso dos alunos; e os transportes dos estudantes antes e depois do desfile.

O desfile em comemoração à Independência do Brasil na capital acontece na  quinta-feira (7), na avenida dos Migrantes, em Porto Velho às 18h.

Texto: Davi Matos
Fotos: Divulgação