Seduc lança em Rondônia o Projeto Educação Patrimonial A Escola Visita a História e entrega ônibus personalizado

Práticas da escola

01.09.2017

A Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc) realizou, em Porto Velho, o lançamento do projeto de Formação para Professores de História que visa valorizar o orgulho das comunidades e a cultura brasileira, compreendendo o universo sociocultural em que estão inseridos.

A solenidade de abertura foi feita pelo secretário de Estado da Educação de Rondônia, Waldo Alves, e a mesa de trabalho foi composta pelo tenente do Exército Eufrásio, da 17ª Brigada de Infantaria de Selva – que representou o general José Eduardo Leal de Oliveira, a diretora Geral da Educação da Seduc, professora Angélica Ayres, a coordenadora Regional de Educação de Porto Velho, professora Irany de Oliveira, os professores de História João Herbety e Lourismar da Silva – idealizadores do projeto, e a superintendente do Iphan, Delma Batista do Carmo Siqueira.

O secretário Waldo Alves, na abertura da solenidade, disse que os professores tem uma grande importância para os alunos e destacou as ferramentas adequadas para se utilizar e ter um bom resultado no aprendizado. “Acabamos de formalizar uma parceria com o Batalhão Ambiental da Polícia Militar – sediado em Candeias do Jamari, para as aulas externas, onde os estudantes aprenderão na prática”.

“Em termos de gestão, a História é fundamental  para que todos saibam o que aconteceu no passado até os dias atuais. A Seduc apoia e incentiva quaisquer projetos nesse sentido”, disse o secretário.

O tenente Eufrásio colocou as unidades militares subordinadas a 17ª Brigada de Infantaria de Selva à disposição dos promotores do Projeto Educação Patrimonial, pois o Exército Brasileira dá sua parcela de contribuição na preservação do Forte Príncipe da Beira, em Costa Marques.

A diretora Angélica Ayres relatou que é extremamente importante o projeto, pois possibilita que os alunos conheçam a história e oportuniza que eles tenham a escola ativa para a realização de trabalhos e destacou também a importância dos professores como base na vida dos alunos.

Ocorreram palestras de Delma Batista do Carmo Siqueira, Marco Antônio Domingos Teixiera, e Mesa Redonda com João Herbety, Marco Teixeira e Delma Siqueira.

No período da tarde ocorreu a oficina de formação e aula de campo, no Centro Histórico de Porto Velho.

INVESTIMENTO

O secretário de Estado da Educação de Rondônia, Waldo Alves, fez a entrega das chaves de um ônibus para utilização no Projeto Educação Patrimonial: A Escola Visita a História.

As chaves foram entregues ao professor Lourismar Barroso e, na mesma oportunidade, foi utilizado para que os participantes do projeto – que foi realizado pela Secretaria de Estado da Educação de Rondônia, em parceria com a 17ª Brigada de Infantaria de Selva, pudessem fazer uma visita ao Centro Histórico de Porto Velho.

Ao fazer a entrega do ônibus, Waldo Alves disse que havia necessidade de um transporte para que o projeto possa cumprir o objetivo para o qual foi criado.

“A entrega desse ônibus é parte do investimento que o governador Confúcio Moura vem realizando no setor educacional de Rondônia e, com sua visão futurista, determinou que ações possam ser desenvolvidas na Seduc e que venham contemplar a melhoria da qualidade do ensino nos estabelecimentos da rede estadual de Rondônia”, afirmou o secretário ao fazer a entrega das chaves.

O professor Lourismar Barroso elogiou a iniciativa do governador Confúcio Moura em promover a melhoria no setor educacional de Rondônia e destacou o trabalho que o secretário Waldo Moura tem realizado para cumprir as determinações do chefe do Executivo Estadual.

A diretora Geral da Educação da Seduc, professora Angélica Ayres, afirmou que o mesmo será uma importante ferramenta no árduo trabalho diário em prol da execução dos projetos nas escolas estaduais.

Texto: Antônio Queiroz