Educação lança o I Dança Tocantins das Escolas Estaduais

Tocantins

16.03.2022

Com o objetivo de estimular o exercício da dança e da expressão corporal entre os jovens, e incentivar projetos artísticos nas escolas estaduais, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou nesta quarta-feira, 16, o lançamento do I Dança Tocantins das Escolas Estaduais, pelo canal Tv Seduc Tocantins, no Youtube.

O Secretário de Educação, Fábio Pereira Vaz, falou sobre a importância desta ação em manter a escola viva, e de estimular os jovens a fazerem o seu melhor.  “Que o Dança Tocantins possa estimular nossos jovens a dar o seu máximo e resgatar alunos que estão fora da escola. Nossas escolas precisam ser jovens, ter a cara da juventude, precisamos desse protagonismo juvenil”, frisou o secretário.

A Superintendente de Educação Básica, Markes Cristiana Oliveira dos Santos, acredita que as escolas do estado possuem grandes talentos esperando uma chance para se mostrar e que 2022 é um ano marcante e de fortalecimento de toda a rede. “O objetivo é fazer essa movimentação escolar e dizer para a sociedade que a escola está viva e resiste a uma pandemia com toda a sua garra e força” pontua.

A competição é voltada exclusivamente para os alunos que possuem até 29 anos e estão matriculados na rede estadual, podendo concorrer na categoria solo ou na categoria em grupo, com até quatro membros.

Para participar, o aluno ou o grupo, deve gravar um vídeo sem edições e de até um minuto, com uma coreografia de dança de sua escolha e enviar pra escola, que será a responsável em efetivar a inscrição, encaminhando o vídeo para o e-mail dancatocantins@seduc.to.gov.br, junto com a documentação descrita no edital.

O concurso será dividido em duas etapas, sendo uma Regional e outra Estadual. A primeira etapa acontecerá exclusivamente pelo Instagram Dança Tocantins (@danca.tocantins), onde o público poderá votar no vídeo de sua preferência.

Cada regional terá um vencedor por categoria, que receberá um troféu simbolizando a classificação para a próxima etapa, que será presencial e está previsto para acontecer em Palmas, no dia 5 de agosto de 2022.

A etapa Estadual contará com uma comissão de jurados técnicos, que avaliarão os estudantes e determinarão os vencedores.

Os três primeiros classificados das categorias solo e em grupo serão contemplados com troféus e celulares para o 1º e 2º colocado, e troféu e tablet para o 3º lugar. Além disso, as escolas dos vencedores receberão, cada uma, um notebook.

O edital está previsto para ser publicado nesta quarta-feira, 16, no Diário Oficial do Estado e também poderá ser acessado no site da Seduc.