Educação de Mato Grosso acompanha festival de robótica educacional em São Paulo

Mato Grosso

01.09.2023

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) participou do Super Festival de Robótica, que ocorreu nos dias 2 e 3 de setembro, em Sorocaba (SP). O evento reuniu estudantes de vários estados para realizarem desafios de robótica educacional e programação, em uma competição que estimula o trabalho em equipe e a aprendizagem.

Durante o festival, representantes da Seduc terão uma agenda cheia, com o objetivo de conhecer o modelo do evento e buscar inspiração para a realização de um grande festival de robótica educacional em Mato Grosso, previsto para ocorrer em dezembro deste ano.

O secretário-adjunto Executivo, Amauri Monge Fernandes, será um dos representantes do Estado no evento. Ele lembra que a Seduc já implantou na Rede Estadual de Ensino o programa de robótica educacional SimRobótica, em 102 escolas, impactando mais de 30 mil estudantes com conhecimento de tecnologia.

“Já investimos R$ 41 milhões em robótica educacional nesta primeira fase e vamos continuar investindo”, afirma.

O Super Festival de Robótica é uma realização da Via Maker Education e do Parque Tecnológico de Sorocaba. O evento está em sua sétima edição e, neste ano, traz como temática a preservação dos mares, alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 14, estabelecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), relacionado a conservação e ao uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos.

“Mato Grosso é dono de ecossistema único no Planeta, com Pantanal, Cerrado e Floresta Amazônica. Temos todos os elementos para dar continuidade ao foco do evento no desenvolvimento sustentável. Vamos colher todas as informações e boas práticas para realizarmos em nossa rede estadual de ensino uma edição histórica do Super Festival de Robótica”, completa Amauri.

A secretária-adjunta de Gestão Educacional, Nadine Moreira da Silva Botelho, que também fará parte da equipe em Sorocaba, observa que todos os estudantes da rede estadual mato-grossense estão sendo estimulados a acompanhar a programação do festival de forma online, para irem se inspirando e conhecendo o clima da competição.

“Na edição que faremos em dezembro, vamos reunir 56 equipes da rede. Será uma grande oportunidade para a sociedade conhecer na prática os resultados desta novidade que está transformando a nossa educação pública”, analisa Nadine.

Ela ainda destaca que, com a realização de um grande festival de robótica educacional em Mato Grosso, a Seduc busca fortalecer ainda mais o ensino de robótica nas escolas, proporcionando aos estudantes uma educação mais tecnológica e alinhada com as demandas do século XXI.

“Por meio dessa iniciativa, espera-se que mais jovens possam se interessar pela área de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, ampliando suas perspectivas de futuro e contribuindo para o desenvolvimento do estado”, finaliza.

A transmissão ao vivo no canal da Viamaker, no YouTube, será aberta a toda a sociedade nos dois dias de evento.