Educação de Mato Grosso divulga lista definitiva dos 100 estudantes classificados para intercâmbio na Inglaterra

Mato Grosso

12.03.2024

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) publicou, nesta terça-feira (12.03), a lista definitiva dos 100 estudantes selecionados para participar da 2ª edição do programa de intercâmbio MT no Mundo. Eles terão a oportunidade de passar 21 dias na Inglaterra participando de um curso de inglês com 30 aulas semanais, de 40 minutos cada, de acordo com o nível de proficiência linguística.

Os finalistas foram selecionados entre mais de 100 mil estudantes da Rede Estadual de Ensino, representando 51 municípios, como Nova Monte Verde, Alto Paraguai, Dom Aquino, Ipiranga do Norte e Santa Terezinha, que são considerados municípios pequenos. Também há representantes de cidades com os menores resultados no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), como Nova Lacerda.

Para o intercâmbio, foram selecionados 50 estudantes com a melhor média na avaliação final de 2023 e outros 50 estudantes com o melhor desempenho na Plataforma Mais Inglês, apresentando, no mínimo, quatro certificados de níveis diferentes entre os 16 disponíveis no sistema.

Prazos

Os estudantes selecionados devem apresentar os documentos necessários para a viagem até o dia 12 de abril, na diretoria das escolas em que estão matriculados. A Seduc ressalta que o documento de identidade do aluno deve estar com seu prazo de emissão inferior há 10 anos.

Em caso de não cumprimento do prazo para entrega dos documentos, os suplentes serão convocados a partir do dia 16 de abril.

O agendamento para emissão de passaporte será feito a partir do dia 20 de abril, e a data de embarque será definida após a contratação da empresa responsável pelo intercâmbio.

Para a viagem, os estudantes serão divididos em 7 grupos, cada um acompanhado por dois monitores da Seduc. As escolas que receberão os estudantes na Inglaterra estão preparadas para oferecer uma estrutura adequada de acolhimento e de estudo.

Em 2023, os estudantes que participaram da 1ª edição foram divididos em grupos nas cidades de Brighton, Bournemouth, Oxford, Worthing, Eastbourne e Cambridge. No entanto, o programa poderá incluir outras cidades no roteiro.

Durante a estadia, cada estudante receberá ajuda de custo semanal no valor de 250 libras esterlinas. Além disso, o Governo de Mato Grosso vai custear toda a documentação necessária para a viagem, as passagens aéreas e a hospedagem, incluindo deslocamento, alimentação, hospedagem e certificado internacional de vacinação.

Investimento

O programa de intercâmbio MT no Mundo já recebeu investimentos de R$ 10,7 milhões e faz parte da Política Educacional de Línguas Estrangeiras da Seduc, uma das 30 políticas que compõem o Plano Educação 10 Anos, que busca colocar a rede estadual entre as cinco mais bem avaliadas no país até 2032.

Confira AQUI a lista dos 100 estudantes classificados para a segunda edição do programa de intercâmbio MT no Mundo.

Para mais informações, acesse o EDITAL.