Seduc orienta início do ano letivo em Semana Pedagógica 2024

Piaui

24.01.2024

Os profissionais da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) estão reunidos para o planejamento dos próximos dias letivos durante a Semana Pedagógica 2024. O encontro iniciou nesta quarta-feira (24), com transmissão do Canal Educação, e segue até a próxima sexta-feira (26).

A Semana Pedagógica envolve o planejamento de atividades nas escolas estaduais, bem como pactuar as metas e objetivos educacionais entre os profissionais. Participam da ação os gerentes regionais de educação, gestores escolares, coordenadores pedagógicos, professores e demais profissionais de educação de todo o Piauí.

Na abertura das atividades, o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, deu boas-vindas aos profissionais. “Estamos empolgados para o início do ano letivo de 2024, com toda uma programação especial da Semana Pedagógica. Teremos como foco as temáticas de liderança do gestor escolar, trabalhando uma gestão humanizada e eficaz; e a temática de Gestão da Aprendizagem, programa que iremos implementar nas nossas escolas consolidando os projetos que lançamos no ano anterior e que tiveram êxito nas mãos dos nossos profissionais”, detalhou o gestor.

O início das atividades pedagógicas para os profissionais das Escolas Seduc terá um cronograma especial de metas e planejamentos na educação para 2024, explica o Secretário Washington Bandeira.

“A nossa semana pedagógica faz parte de uma extensa programação da Seduc. Temos a Semana Pedagógica, a programação do Gestão que Transforma e encerramos com as atividades da Semana Presente. Todos estes são momentos em que detalhamos as metas e implementamos as atividades na primeira semana de aulas nas escolas”, disse o secretário.

Mais de 1.500 profissionais da rede pública estadual, como dos municípios de Porto Alegre do Piauí, Oeiras, Valença, São João da Canabrava - PI, São Miguel da Baixa Grande, Regeneração-PI acompanharam a transmissão com o início da programação de atividades pedagógicas.

Na temática da Liderança, a superintendente de Ensino e Aprendizagem da Seduc, Viviane Faria, conduziu a palestra motivacional “Liderança e Gestão das Emoções”. “A proposta teve um momento de reflexão sobre o papel do gestor na escola e na sala de aula, pois o líder deve trabalhar o autoconhecimento e a relação com o outro para ter o ambiente positivo, a motivação da equipe e a aprendizagem significativa”, pontuou em sua palestra.

A programação de trabalho da Semana Pedagógica envolve as orientações sobre instruções normativas e o planejamento de temas como matrícula, calendário, Semana Presente, Censo, Alimentação e outros.

Participaram também do encontro a superintendente de Gestão da Educação Básica e Superior, Viviane Carvalhedo, e o superintendente de Educação Técnica e Profissional e Educação de Jovens e Adultos da Seduc, Paulo Henrique Pinheiro.