Tocantins
08.05.2025A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promoveu, nessa quarta-feira, 7, uma reunião estratégica com educadores de cinco Superintendências Regionais de Educação (SREs), com foco na mobilização e orientação das equipes escolares em relação ao acompanhamento contínuo da aprendizagem dos estudantes e à preparação para as avaliações externas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Participaram do encontro gestores escolares e equipes pedagógicas das 13 SREs e unidades escolares da rede estadual.
A atividade integra o conjunto de ações da Agenda Pró-Ideb Mais, iniciativa da Seduc que visa promover a melhoria dos indicadores educacionais por meio do engajamento coletivo, da gestão eficiente e do uso qualificado das avaliações diagnósticas. A pauta da reunião abordou a importância da avaliação formativa no cotidiano escolar, o planejamento pedagógico colaborativo e a atuação integrada de todos os profissionais da educação, desde a equipe gestora até os técnicos das regionais. Também foram discutidas as contribuições das equipes multiprofissionais no fortalecimento das políticas educacionais e no suporte emocional e social aos estudantes.
Para a superintendente de Educação Profissional e Tecnológica da Seduc, Anice Moura, o momento é decisivo para consolidar estratégias que visam ao avanço dos resultados educacionais. “Essa agenda intersetorial, que reúne as áreas de currículo, avaliação, socioemocional, gestão e monitoramento, tem como principal objetivo impulsionar os indicadores educacionais. Estamos nos aproximando da aplicação do Saeb, e a Seduc quer estar presente em cada unidade escolar, lado a lado com professores e estudantes, para garantir que, juntos, alcancemos as metas estabelecidas”, afirmou.
A superintendente de Educação Básica, Celestina Maria de Souza, também destacou a relevância do trabalho integrado e intencional entre as equipes. “Este é um momento profícuo, em que reforçamos a atuação colaborativa entre as escolas e as Regionais. Cada profissional tem seu campo específico de atuação, mas é na articulação entre as áreas que conseguimos resultados consistentes. A reflexão conjunta sobre as práticas pedagógicas nos permite visualizar os indicadores, redefinir metas e traçar caminhos efetivos para o sucesso. O objetivo é fortalecer o engajamento das equipes escolares e promover uma participação ainda mais qualificada no Saeb”, pontuou.
Saeb
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas aplicadas a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O exame avalia o desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática, servindo de base para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e orientando políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade do ensino em todo o país.
Durante o encontro, o tecnico de Elaboração de Itens e Análise dos Resultados de Avaliação e Indicadores Educacionais da Seduc, Jabson Cunha, apresentou uma análise técnica sobre os resultados do Saeb 2023, enfatizando a importância do uso pedagógico dos dados como ferramenta para o aprimoramento da aprendizagem. “Mais do que números, os dados revelam nossa responsabilidade diante dos resultados. O foco deve estar na análise contínua e na tomada de decisões pedagógicas fundamentadas”, afirmou.
A avaliação interna formativa também foi apontada como elemento central para o progresso dos estudantes. Segundo a técnica da Avaliação da Seduc, Mariana Castro , esse tipo de avaliação permite ajustes imediatos nas estratégias de ensino. “A avaliação formativa é um acompanhamento cotidiano. Ela possibilita a correção de rotas, a identificação de lacunas e a promoção do avanço das aprendizagens. É um processo contínuo, que exige o envolvimento de todos os professores e componentes curriculares”, destacou.
A reunião contou com a participação de técnicos e assessores das SREs das áreas de Gestão Pedagógica e Educacional, Currículo, Formação e Avaliação da Aprendizagem, Supervisão e Fortalecimento da Gestão Escolar. Também estiveram presentes diretores escolares, coordenadores pedagógicos e de área, técnicos de orientação escolar e representantes das equipes multiprofissionais, como psicólogos, assistentes sociais e orientadores educacionais.
Núbia Daiana Mota/Governo do Tocantins