Seduc PA reforça para gestores importância da Prova Brasil

Gestão da Educação

22.08.2017

Gestores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) estão reunidos em Belém, desde a tarde de segunda-feira (21), debatendo o tema “Gestão Educacional para Resultados de Aprendizagem”. Organizado pela Secretaria Adjunta de Ensino da Seduc, o evento ocorre no auditório da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará ( Prodepa) até a próxima quinta-feira (24).

Na abertura do encontro, a secretária de Estado de Educação, Ana Claudia Serruya Hage, reforçou a importância do empenho redobrado dos gestores, neste ano, para garantir maior participação dos estudantes na Prova Brasil. O teste avalia o conhecimento dos alunos em Matemática e Língua Portuguesa, e os resultados compõem a média do Estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “Tenho plena convicção de que nós temos capacidade de obter melhor colocação no Ideb nesta próxima avaliação. A subida, no ano passado, sinaliza isso”, ressaltou a titular da Seduc.

Em 2015, o Pará, nas séries iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) obteve a nota 4,9 no Ideb, subindo 7 pontos em relação ao índice de 2013. Nas séries finais do Fundamental (6º ao 9º ano) o indicador passou de 3,0 para 3,2 no mesmo período. Já o Ideb do Ensino Médio passou de 2,7 em 2013, para 3,0 em 2015.

Durante o encontro, cerca de 80 gestores das Unidades Seduc na Escola (USEs), Unidades Regionais (UREs) e gestores da sede conheceram a educação paraense em números expostos na palestra da estatística Joyce Rodrigues, técnica do Escritório de Projetos da Seduc. Ela mostrou um panorama completo do desempenho da educação paraense, que servem de instrumento para a gestão escolar e a formação dos educadores, além de  reposicionarem as estratégias gerenciais da Seduc.

Resultados - Os números apresentados comprovam as boas estratégias adotadas pela Seduc para mudar o padrão de qualidade da educação paraense, mas também indicam que as ações gerenciais e o desempenho das escolas precisam continuar crescendo, para que o Ideb do Pará alcance um novo patamar.

Alcinara Jadão, gestora da 4ª Unidade Regional de Educação, sediada em Marabá (na região sudeste), destacou que as informações sobre o desempenho dos alunos é um instrumento que realinha metas e potencializa resultados. “Gestão é a palavra-chave para melhorar o aprendizado dos estudantes”, acrescentou.

A gestora informou à plateia que uma escola da URE 4 subiu 382 posições no último Ideb. “Buscamos replicar experiências positivas como essa em outras escolas, sempre focados em melhores resultados”, reiterou. 

Ainda nesta segunda-feira houve a palestra do mestre em Educação Carlos Alberto Saldanha, sobre “O Papel do Gestor de Regional Frente aos Desafios de uma Gestão Educacional para Resultado de  Aprendizagem”.

Panorama do ensino - Nesta terça-feira (22), o destaque do encontro será a exibição do documentário “Nunca me sonharam”, que traça um panorama do Ensino Médio nas escolas públicas do Brasil a partir de diferentes pontos de vista, principalmente dos estudantes. O filme foi gravado em vários Estados, incluindo o Pará.

Na quarta-feira (23), Evandro Feio, coordenador Estadual do Sistema Paraense de Avaliação Educacional (Sispae), abordará a plataforma “Foco Pedagógico”, uma ferramenta online que atende ao objetivo de aprimorar o uso pedagógico dos resultados do Sispae, subsidiar o planejamento docente e orientar a gestão escolar.

O evento será encerrado na quinta-feira (24), com as exposições da secretária Ana Claudia Serruya Hage e do secretário adjunto de Ensino da Seduc, José Roberto Silva.


Texto: Kátia Aguiar (Ascom Seduc)

Fotos: Fernando Nobre (Ascom Seduc)