Seduc participa de abertura do Programa Rede ColaborAção Tocantins

Tocantins

06.04.2022

Willian Alves/Governo do Tocantins

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) participou, na tarde desta terça-feira, 5, do Seminário de Abertura do Programa Rede ColaborAção Tocantins (RCT) de Formação, Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação. O evento ocorreu no auditório da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e reforça a parceria entre a Secretaria e as cidades tocantinenses no enfrentamento às dificuldades geradas no ensino pela Covid-19.

A temática principal foi A Educação no Município: diálogos sobre gestão e aprendizagem no retorno ao ensino presencial pós-pandemia. A superintendente de educação básica da Seduc, Markes Cristiana Oliveira, representou o secretário da pasta, Fábio Vaz, e destacou a importância da discussão para o ensino tocantinense.

“Um evento como esse fortalece toda a educação do Estado, seja municipal ou estadual. A educação não pode ter divisórias. Se as redes estão fortalecidas, o Estado ganha com isso. Nosso trabalho enquanto secretaria é apoiar”, afirmou a superintendente da Seduc .

O projeto foi articulado, ainda em 2020, pela União dos Dirigentes Municipais de Educação do Tocantins (Undime) e conta com o apoio de colaboradores, como o Ministério Público do Tocantins (MPTO), Universidade Federal do Tocantins (UFT), dentre outros. 

“O RCT foi criado diante de várias incertezas geradas pela pandemia”, relatou a presidente da Undime, Francinete Ribeiro Ferreira Fonseca. O projeto trabalha com a formação continuada dos dirigentes, técnicos e professores das secretarias municipais de educação, na tentativa de desenvolver metodologias para os ensinos remoto e híbrido.

No seminário também ocorreu a certificação dos cursistas que participaram do Projeto Gestão da Crise Educacional ocasionada pela Covid-19 nas redes públicas municipais de educação do Tocantins, realizado no ano de 2021, com formação da gestão da educação municipal e formação pedagógica, apresentação dos projetos ofertados para 2022 e adesão pelos municípios.