Secretaria participa de debate sobre os cenários e desafios da educação para a próxima década

Mato Grosso

07.08.2023

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) participou, na tarde deste domingo (06.08), da abertura do 19º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, promovido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime), com apoio da Seduc, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

Este ano o evento discute os “cenários atuais e os desafios da educação para a próxima década”, com palestras e debates, além de visitas nos estandes dos parceiros credenciados. Mais de dois mil profissionais participaram do primeiro dia de evento.

Na abertura do Fórum, o secretário chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, destacou que o Governo de Mato Grosso tem investido para melhorar os índices educacionais e valorizar os profissionais que atuam na educação estadual. 

“Temos nos destacado com investimentos na rede estadual e no cuidado com a educação dos nossos jovens. São investimentos na gestão educacional, na infraestrutura e na valorização profissional que vão fortalecer cada vez mais o ensino e alcançar nossas metas”, afirmou.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, que na ocasião representou o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), explicou que em Mato Grosso a educação tem uma parceria muito ampla com os municípios, e que a intenção é aprimorar cada vez mais esse diálogo.

“Não tenho dúvidas que o nosso Estado tem o melhor regime de colaboração com os municípios desse país, sendo referência em prol da educação. A realização desse fórum é a prova de que todos nós estamos empenhados em avançar com a educação, trabalhando em ações que aprofundam a construção de políticas que fazem de fato a diferença”, afirmou.  

Para a secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, Kátia Schweickardt, o 19º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação promove ações de incentivo fundamentadas pelo interesse na integralidade da educação.

“Nós entendemos a importância de um evento que reconhece a presença do profissional da educação, e que, de forma integral, visa assegurar o direito de aprendizagem e desenvolvimento. É uma enorme oportunidade de compartilharmos conhecimento e debatermos ações que promovam essa visibilidade”, pontuou.

Já o presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, afirmou que o evento favorece um momento de reflexão e é "uma oportunidade de aprender e construir os novos passos da educação pública no Brasil”.

A superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MT), Lélia Brun, avaliou que o evento é um complemento de ações de fortalecimento, e que renderá ações educacionais positivas em parceria com a entidade.  

“Nossa intenção é contribuir com ações de empreendedorismo que incorporem práticas e políticas assertivas na formação e capacitação, buscando a sinergia junto à educação, seguindo com o mesmo objetivo”, disse.

Programação
O evento continua durante essa semana com temas condicionantes da educação pública brasileira, em formato de conferências, mesas-redondas, oficinas, exposições e apresentações culturais.

Durante o fórum, também será realizada a eleição e posse da nova diretoria executiva responsável pela gestão no biênio 2023-2025.