Seduc participa de encontro promovido pelo MEC para elaboração da proposta do novo Plano Nacional de Educação

Tocantins

07.05.2025

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está participando do Encontro de Cooperação Técnica - Planos Decenais de Educação, organizado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase), que acontece entre os dias 6 e 9 de maio, em Palmas. 

O encontro tem como objetivo elaborar a proposta do novo Plano Nacional de Educação (PNE), que servirá para os próximos 10 anos, além de promover oficinas para a elaboração dos diagnósticos das redes de ensino do estado do Tocantins.

Participam do evento técnicos e dirigentes da secretaria estadual e das secretarias municipais de educação do estado; conselheiros estaduais e municipais de educação; e representantes estaduais e municipais dos fóruns de educação. Também estiveram presentes representantes do MEC, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme).

O coordenador-geral de Planos Decenais de Educação do MEC, Celso Vallin, explica que esse encontro é realizado em todos os estados brasileiros. “Estamos fazendo uma ação de cooperação técnica com o estado do Tocantins e municípios, que tem o propósito de levar formação para seus representantes da educação, para que eles conheçam melhor o processo que foi usado no PNE. É uma metodologia baseada em problemas, temos o propósito de facilitar o entendimento e o aceso aos dados da educação que estão disponíveis publicamente. Acredito que, como já aconteceu em outros estados, os participantes aqui vão sair mais preparados para discutir e elaborar os seus planos decenais de educação”.

Para a gerente de Acompanhamento e Execução do Plano Plurianual, Política de Apoio à Reforma e Política Estadual de Educação, da Seduc, Schirley Colino, esse é um momento muito importante para os técnicos, uma vez que estão dialogando sobre o próximo plano estadual de educação. “É uma oportunidade de conhecermos melhor os técnicos que irão trabalhar e assessorar aos municípios a elaboração tanto do plano municipal de educação como o plano estadual de educação. São oficinas dinâmicas que nos levam a conhecer melhor a realidade, a fazer levantamentos de problemas, desafios”, pontuou.

O presidente da Undime Tocantins, Humberto de Campos, reforça a importância da parceria entre município, estado e governo federal para a construção de uma educação de qualidade. “Serão planejadas ações para os próximos 10 anos de educação, um planejamento que está sendo muito discutido, com a participação de todos, tendo todas as representatividades, isso com certeza nos dará a condição de termos um documento muito próximo da realidade do nosso município, estado e país. A participação de todas as entidades é importante para que possamos construir um documento que tenha uma eficácia para a melhoria da educação do Brasil”.

O encontro teve início segunda-feira, 6, onde foram abordados o Projeto de Lei para o novo PNE; um Guia de Elaboração dos Planos Decenais de Educação e passos metodológicos; a Importância da Intersetorialidade nos Planos Decenais de Educação; Apresentação do Novo PAR; e Apresentação de Ferramentas do Inep. O evento segue com as oficinas, finalizando na sexta-feira, 10, com a apresentação dos trabalhos realizados ao longo da semana.

Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins

Gabriela Rossi/Governo do Tocantins