Educação qualificará profissionais da educação com programa Mais Formação

Piaui

31.05.2023

As diferentes realidades de salas de aula vivenciadas pelos profissionais da Rede Estadual de Educação estão sendo compartilhadas durante o Encontro Formativo do programa Mais Formação, promovido pela Secretaria de Estado da Educação do Piauí (SEDUC-PI).

Com o tema “A formação continuada e suas contribuições nas práticas educativas”, o encontro acontece no período de 29 de maio a 02 de junho de 2023, com o objetivo de apresentar o Programa de Formação da Rede Pública Estadual de Ensino do Piauí, bem como realizar uma escuta ativa para definição das trilhas formativas em Língua Portuguesa, Matemática, Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica e webinários de outras áreas do conhecimento.

De acordo com Conceição de Maria Andrade Sousa Silva, diretora da Unidade Técnica do Chão da Escola (SUEB/UTECE), no encontro será apresentada a nova sistemática do Mais Formação para professores, coordenadores e gestores escolares das Gerências Regionais de Educação (GREs).

“Este novo formato está dentro do planejamento da SEDUC, com o tripé prioritário que são: o currículo, a avaliação e formação, pois nesta sequência podemos intervir com atualizações para os professores diante das fragilidades apresentadas pelos alunos e, assim, atuar na melhoria dos índices de aprendizagem. Vamos apresentar todo esse novo formato e a estratégia, a escuta ativa de todas as regionais para melhorar ainda mais o processo dessa formação e como acontecerá a partir de um efeito cascata até chegar às escolas”, detalhou.

O público-alvo do encontro formativo são os coordenadores de ensino, coordenadores pedagógicos e técnicos de currículo das GREs em Teresina 4ª (Centro/Norte), 19ª (Sul), 20ª (Leste) e 21ª (Sudeste).

A proposta contempla o Eixo 4 do Planejamento Estratégico da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (SEDUC-PI), o qual se refere à Seleção, Formação e Valorização da Equipe Docente, Gestores e Servidores da Rede, por meio de ações de formação continuada e oferta de cursos de capacitação e atualização profissional.