Seduc promove ação de acolhimento para apoiar a transição de novos alunos na Rede Estadual

Mato Grosso

03.02.2026

Laís Soares | Seduc-MT

O início do ano letivo de 2026 foi marcado por acolhimento, emoção e planejamento estratégico na Rede Estadual de Ensino, em Cuiabá. Em uma ação integrada entre as redes Estadual e Municipal, estudantes que concluíram o 5º ano em 2025 participaram, no primeiro dia de aula, de uma cerimônia simbólica de boas-vindas em suas novas unidades escolares.

A iniciativa teve como objetivo apoiar a transição dos estudantes para os Anos Finais do Ensino Fundamental, favorecendo a adaptação a essa nova etapa e fortalecendo o sentimento de pertencimento à comunidade escolar.

A cerimônia, que aconteceu na Escola Estadual Hermelinda de Figueiredo, marcou a transição dos estudantes do 5º ano da Escola Municipal Cívico Militar Maria Dimpina Lobo Duarte, para o 6º ano do Ensino Fundamental.

O projeto Acolhimento - Transição entre Etapas, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) em parceria com o município de Cuiabá, foi estruturado para mediar esse momento de mudança, marcado por novos desafios, diferentes professores, ampliação do espaço físico escolar e maior exigência de autonomia por parte dos estudantes.

Durante visita à escola, a secretária adjunta de Gestão Educacional, Jessyca Kelly Castro Campos, representando o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destacou a importância da articulação entre as redes para garantir um processo de acolhimento efetivo.

“Desejo que este seja um ano letivo repleto de aprendizado, sucesso e permanência escolar para cada um de vocês, estudantes, nessa nova fase de descobertas”, afirmou.

O diretor da unidade, Graziano Uchoa, conduziu a recepção dos alunos do 6º ano, representando a Rede Estadual durante a cerimônia de acolhimento. Em diálogo com os estudantes, ele explicou as principais mudanças da nova etapa, como a convivência com diferentes professores, o contato com novas disciplinas e o aumento das responsabilidades escolares.

A diretora da escola municipal, Fernanda Rosa Alves de Lima, se despediu dos egressos relembrando a jornada pedagógica do último ano. Ela também enfatizou que o sucesso na nova etapa é fruto da base sólida construída nos anos iniciais.

A ação integra o projeto de Acolhimento - Transição entre Etapas, que busca fortalecer vínculos, promover segurança emocional e mitigar os impactos da mudança de rotina entre o Ensino Fundamental I e II.