Secretaria promove ação integrada de orientação sobre saúde para profissionais da educação

Mato Grosso

17.05.2022

Servidores da educação em readaptação funcional e gestores da rede pública, da Diretoria Regional de Educação (DRE) do polo de Pontes e Lacerda, receberam, entre 3 e 5 de maio, orientações sobre saúde e segurança no trabalho. A ação foi desenvolvida por uma equipe multidisciplinar das coordenadorias de Desenvolvimento (COD), de Aplicação e Vida Funcional (CAVF) e de Saúde e Segurança (COSS), ligadas à Superintendência de Aplicação de Saúde e Segurança (SUDASS), da Seduc.

Para ressaltar as ações voltadas para os servidores e orientar os profissionais da educação para garantir sua saúde física e emocional - como o Plano Estadual de Readaptação do Profissional da Educação (PERPE) e o Programa de Educação para Redução do Absenteísmo (ERA) - foram promovidos workshops abordando temas como controle de ansiedade, depressão e estresse, socioemocional e vida saudável, mesmo para quem é diabético e hipertenso.

“Achei bastante interessante os programas, que vem dando oportunidade ao servidor para cuidar de sua saúde. Eu só tenho a agradecer e acredito ser de grande valia o trabalho que está sendo realizado”, ressaltou Silvana Souza, servidora da Escola Estadual São José, de Pontes e Lacerda.

A Coordenadoria de Desenvolvimento (COD) articulou formação para gestores da rede estadual de ensino, qualificando-os em planejamento estratégico, liderança, autoconhecimento, relacionamento interpessoal, como fazer uma boa avaliação de desempenho e no plano de informações dos profissionais da Educação Básica.

“Esta ação integrada entre as coordenadorias tem o intuito de cuidar e capacitar nossos profissionais da educação. Em 2021, fizemos acompanhamentos individuais e, neste ano, retornamos com os workshops e o monitoramento presencial dos profissionais em readaptação”, ressalta Nancy Kelly Pinheiro, coordenadora de Saúde e Segurança.

A DRE de Pontes e Lacerda atende, além da cidade polo, os municípios de Campos de Júlio, Comodoro, Conquista D’Oeste, Figueirópolis D’Oeste, Jauru, Nova Lacerda, Rondolândia, Vale de São Domingos e Vila Bela da Santíssima Trindade. Texto de Rebeca Cruz com supervisão de Luciana Oliveira.