Tocantins
25.06.2025A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com o Instituto Benjamin Constant (IBC), do Rio de Janeiro, está promovendo durante esta semana o curso “Técnicas de Leitura e Escrita no Sistema Braille”. A formação presencial teve início segunda-feira, 23, e segue até sexta-feira, 27, no Colégio Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas.
Buscando aprimorar as práticas pedagógicas voltadas a estudantes com deficiência visual, especialmente no domínio das técnicas de leitura e escrita no sistema Braille, o curso é voltado para educadores que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE), além de demais profissionais da rede pública de ensino.
A diretora de Educação Inclusiva e Acessibilidade da Seduc, Nádia Flausino, reforça a importância da parceria para fortalecer o ensino. “Hoje são mais de 800 pessoas no Tocantins que precisam de estratégias para melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Este é o nosso objetivo aqui: aprender cada vez mais a como ensinar os nossos estudantes com deficiência para que eles aprendam no seu máximo potencial”, pontuou.
A professora de Braille do IBC, Maria Luzia do Livramento, destaca que o Braille é um sistema de código, não uma língua nova. “O objetivo desse curso é oferecer uma bagagem aos professores para que eles conheçam o Braille e caso apareça algum aluno cego na turma, eles já vão ter o início de Braille para poder trabalhar com esse aluno. Aqui eles não estão sendo alfabetizados, só estão aprendendo uma nova forma de ler e de escrever, pois o Braille é um sistema de código, continua sendo a língua portuguesa”, explicou.
Para a professora de AEE do Centro de Ensino Médio Presidente Castelo Branco, de Colinas, Clarice Borges, o curso é essencial, pois oferece mais segurança para trabalhar com estudantes que precisam do sistema. “Nós tivemos já uma primeira etapa no mês passado e agora dar continuidade está sendo muito bom. Aprofundar um pouco mais nos dá segurança para trabalhar o Braille na nossa sala de aula, que é a sala de recursos, a sala que tem que dar apoio, suporte, promover a acessibilidade para os estudantes com deficiência dentro da escola. Isso tudo é muito importante”, afirmou.
Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins
Gabriela Rossi/Governo do Tocantins