Secretaria promove Encontro de Líderes com servidores das escolas integrais das 13 Diretorias Regionais de Educação

Tocantins

21.03.2023

Com o objetivo de fortalecer o papel da liderança servidora e o uso das tecnologias de gestão nas escolas integrais do Tocantins, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está realizando em Palmas, nos dias 21 e 22 de março, o Encontro de Líderes 2023.  Estão participando cerca de 100 servidores, entre coordenadores pedagógicos, diretores escolares, além dos assessores pedagógicos e técnicos do ensino integral nas 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs). 

O secretário executivo da Seduc, Edinho Fernandes, destacou as ações do Governo do Estado para avançar na qualidade da educação do Tocantins. “Nossa intenção é que essa formação contribua para que sejamos líderes que promovam uma gestão moderna e humanizada. Além de promover melhoras significativas na parte estrutural em muitas das nossas unidades de ensino, também temos investido na modernização dos setores administrativos e na aquisição de equipamentos tecnológicos para nossas escolas”, elencou.

A gerente de Ensino Integral, Schierley Colino, destacou que o Encontro de Líderes busca contribuir para a expansão da modalidade integral de maneira sustentável. “É um momento de gerar engajamento e fortalecimento dos nossos líderes, trabalhando as competências emocionais e a valorização de profissionais e estudantes”, afirmou. 

Tempo integral 

A rede estadual do Tocantins conta com 57 escolas de ensino integral. Para além das disciplinas da base curricular, como Língua Portuguesa, Matemática e Química, são ofertadas aulas de projeto de vida, eletivas, estudo orientado, práticas experimentais. O principal diferencial dessas unidades é orientar os estudantes a tomarem decisões e planejarem o futuro. 

Maristélia Alves, diretora Regional de Educação de Palmas, fez parte da equipe de implantação e enfatizou o diferencial das escolas de tempo integral. “Iniciamos em 2017 e, ao longo desses seis anos, continuamos transformando vidas por meio desse trabalho de construção, de descontração, mas também de mudanças significativas na vida dos nossos alunos e dos nossos profissionais que acreditaram no projeto de vida dos nossos estudantes”, frisou. 

Projeto de vida 

Todo o fazer pedagógico das escolas de Ensino Médio Integral está centrado nos estudantes e seus projetos de vida, que são compreendidos enquanto parte da solução de problemas reais e, portanto, corresponsáveis pelo seu processo de aprendizagem.

Conforme a diretora de Educação Básica da Seduc, Márcia Brasileiro, “é preciso olhar para o estudante de forma integral, orientando-os para alcançar seus projetos de vida, inspirando e fortalecendo o protagonismo dos nossos estudantes”.

Programação 

Nos dois dias de programação, estão previstas palestras, oficinas e socialização dos planos de ação. Também será apresentada a Pesquisa de Acompanhamento do Integral 2023 (Padi) e abordados os instrumentos de gestão, as rotinas pedagógicas, além de orientações sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). 

A gestora do Centro de Ensino Médio Darcy Marinho, de Tocantinópolis, Suelene Gomes, é uma das participantes do evento. “Iniciamos o ensino integral na nossa escola em 2017, no ano de implantação do programa Jovem em Ação aqui no Tocantins. Ao longo deste período, foram grandes desafios e muitas conquistas. Nossa expectativa é que este encontro possa nos renovar, validar e aprofundar nossos conhecimentos, para que possamos retornar para nossas escolas com novos aprendizados para aprimorar esse modelo que tem como foco central o estudante e seu projeto de vida”, enfatizou. 

Núbia Daiana Mota /Governo do Tocantins