Tocantins
07.11.2025
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promoveu, nos dias 6 e 7 de novembro, a formação continuada específica para o povo Karajá, voltada para professores, diretores, coordenadores pedagógicos, secretários e auxiliares de secretaria das unidades escolares indígenas.
O encontro foi realizado no Centro Comunitário Tia Irene, em São Félix do Araguaia (MT), por uma questão de logística, já que o acesso às aldeias do povo Karajá, localizadas em território tocantinense se dá pelo Estado do Mato Grosso, sendo o trajeto mais próximo e viável para a equipe e os participantes.
Com o objetivo de fortalecer as práticas pedagógicas e administrativas das escolas indígenas, a formação busca valorizar os saberes tradicionais e promover o diálogo entre a cultura Karajá e as diretrizes da educação escolar.
A programação da formação foi dividida em três eixos, que são eles: Alfabetização Infantil e Fundamental I; Educação Escolar Indígena interdisciplinar no Fundamental II e Ensino Médio; e Administrativo/Financeiro.
Durante a formação, foram realizadas oficinas contextualizadas, apresentações e momentos de orientação. Os professores participaram de atividades voltadas à elaboração de planos de aula e sequências didáticas, considerando as especificidades culturais e linguísticas do povo Karajá. Já o grupo da gestão recebeu orientações sobre a elaboração do plano de ação do Projeto Político-Pedagógico (PPP), prestação de contas e criação de associações escolares, temas fundamentais para o fortalecimento da autonomia e da transparência nas unidades educacionais.
A coordenadora do Núcleo Administrativo e Financeiro da Gerência de Educação Escolar Indígena da Seduc, Silvia Letícia Gomes da Silva Xerente, destacou que foi um momento rico em trocas de experiências, com reflexões e aprendizados significativos. “As trocas de saberes entre os participantes contribuíram para a construção coletiva de conhecimentos e estratégias que poderão ser aplicadas no cotidiano escolar. Foi, sem dúvida, um momento de grande crescimento profissional e humano para todos os envolvidos”, afirmou.
Participaram do encontro cerca de 121 professores do povo Karajá, sendo 111 de Escolas Estaduais Indígenas e 10 de Escolas Municipais.
Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins
Gabriela Rossi/Governo do Tocantins