Seduc promove II Seminário Estadual em Educação para as Relações Étnico-Raciais

Ceará

23.11.2023

A Secretaria da Educação (Seduc) promove, nesta quarta, quinta e sexta-feira (22 a 24), o II Seminário Estadual em Educação para as Relações Étnico-Raciais, com a temática “Mulheres negras – tecendo vivências e trajetórias”. O evento faz parte das ações do Novembro Negro, e também da Semana Estadual da Consciência Negra. A abertura da programação ocorreu no Complexo Cultural Estação das Artes, em Fortaleza, com a presença do secretário executivo de Equidade e Direitos Humanos, Helder Nogueira. A iniciativa ocorre por intermédio da Coordenadoria da Educação Escolar Indígena, Quilombola e do Campo.

Ao longo dos três dias de seminário, serão realizadas mesas redondas, salas temáticas para a troca de ideias, além de oficinas sobre identidades de raça e gênero; produção de materiais didáticos-pedagógicos na temática; orientações curriculares; racismo religioso; letramento racial e pedagogia de quilombo.

O objetivo central da agenda é fortalecer a construção de uma educação antirracista, além de facilitar o compartilhamento de experiências que se configurem como boas práticas de gestão escolar no enfrentamento ao racismo estrutural. A propósito, o encerramento do seminário será marcado pela solenidade de premiação do I Edital do Selo Escola Antirracista, processo que certificou 31 escolas da rede pública estadual em boas práticas na área da Educação para as Relações Étnico-Raciais. A cerimônia terá início às 10h15 de sexta-feira.

O público participante será composto por professores e gestores de unidades de ensino da rede pública estadual. Estarão presentes, ainda, técnicos da Seduc, das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes), Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor); Secretaria da Igualdade Racial (Seir); Secretaria dos Povos Indígenas (Sepince); Centro de Apoio Operacional da Educação do Ministério Público do Ceará (Caoeduc/MP); Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial; Movimento Negro Unificado (MNU); Coletivo Ibilé; Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab); Universidade Estadual do Ceará (Uece); e Universidade Federal do Ceará (UFC).

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), reconhece a importância do debate em torno das relações étnico-raciais nos ambientes de ensino e aprendizagem, para a promoção da justiça social e da cultura antirracista. Com esta premissa, a temática vem sendo abordada ao longo de todo o ano letivo de 2023 nas escolas da rede pública estadual, perpassando tanto o currículo, como as interações pessoais em suas diversas formas.

A Seduc já tem avanços consolidados nesta área, possuindo inclusive uma equipe dedicada à causa das relações étnico-raciais. Além disso, o órgão já publicou e-books e promoveu curso direcionado a educadores, entre outras ações.